quinta-feira, 17 de outubro de 2013


O BRASIL VAI BEM, OBRIGADO!SERÁ?

JUACY DA SILVA

Muita gente imagina que um país é representado pelo que seus  governantes dizem interna e externamente, mas, quase sempre, as autoridades ou dizem apenas meias verdades, omitem aspectos negativos aos seus governos ou tentam controlar, por todos os meios possíveis, as opiniões e fatos que possam colocar em dúvida seus discursos de auto-elogios.

Como os governos dispõem de inúmeros mecanismos de controle do que a opinião pública pode ou consegue saber, incluindo a censura ditatorial, que também está presente  nas democracias de fachada, a cooptação e financiamento direto ou indireto de todos os veículos de comunicação, através  das verbas publicitárias, campanhas oficias, concessão de empréstimos em bancos oficiais com juros subsidiados e outras regalias que acabam sendo “pagas” com matérias sempre favoráveis aos governos. A presença constante de autoridades em entrevistas, principalmente na TV e nas rádios e nos noticiários das atividades dos órgaos governamentais também ajudam  formar, deformar ou manipular a opinião pública, além dos veículos de comunicação oficiais das várias instâncias governamentais, como as redes de TVque acabam se transformando em um poderoso mecanismo de lavagem cerebral da população, principalmente as camadas que tem baixos níveis de escolaridade e de consciência crítica.

O mesmo não se pode dizer sobre a oposição que não consegue os mesmos espaços para apresentar `a população e `a opinião pública o outro lado da moeda, ou seja, fazer o contra-ponto para os discursos ufanistas e as vezes distorcidos dos governantes. A única verdade que passa a valer é a versão oficial dos fatos.

Esta tem sido a prática utilizada ao longo de décadas no Brasil, com maior ênfase desde a época do DIP (Departamento de Imprensa e propaganda) da ditadura Vargas, ao controle da mídia  através da censura durante o regime militar e também durante o periodo mais recente da “democracia” brasileira, incluindo os últimos onze anos de governo do PT com Lula e Dilma, quando foi montada uma verdadeira máquina de propaganda e “marketing” custeada com o dinheiro público.

Os discursos da presidente Dilma estão perfeitamente inseridos neste contexto de manipulação da opinião pública e mistificação das massas pela propaganda política oficial. Quem ouve seus pronunciamentos sejam em solenidades oficiais, sejam em atos de inauguração de alguma obra ou lançamento de serviços públicos passa a ter a impressão de que o Brasil é uma ilha de progresso, de respeito `a etica pública, de eficiência institucional e econômica, o povo vive feliz e a maior prova disso são as pesquisas de opinião realizado por diversos institutos

Em discursos  recentes a presidente tem enfatizado que  os fundamentos da economia estão bem sólidos, que a inflação e o câmbio estão sob controle , que as reservas soberanas brasileiras são imensas, que a taxa de desemprego é super baixa e que a fome e a miséria praticamente não existem mais no Brasil.

Todavia nos discursos da Presidente nada é dtto sobre os contantes casos de corrupção, sobre a burocracia paquidérmica do Estado brasileiro que atrapalha a vida do cidadão, do consumidor e do empresário. Que nos quatro anos de seu governo o crescimento do PIB está colocando o Brasil na 115a. posição no ranking dos países, que as taxas de inflação de 2011, 2012, 2013 e previsão para 2014 nos coloca entre os países com maiores taxas de inflação, maior do que a média da América Latina e Caribe, da União Européia, dos BRICs. Que em apenas um ano, entre 2011 e 2012 a dívida pública brasileira aumentou em mais de 200 bilhões de dólares; que a nossa dívida externa que Lula disse que pagou já está novamente em mais de 150 bilhões de reais e a divida pública representa 65% do PIB em 2012, que metade do orçamento da União é destinada ao pagamento de juros, encargos e rolagem da dívida pública.

Outros aspectos da realidade também podem ser apresentados para completar o diagnóstico parcial e um tanto tendencioso que o governo vem apresentando ao povo brasileiro.

JUACY DA SILVA, professor universitário, titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia, Email professor.juacy@yahoo.com.br Blog www.professorjuacy.blogspot.com

 

Um comentário:

Luna Di Primo disse...

olá, amigo, um prazer ler seu texto... ótima semana