quarta-feira, 6 de maio de 2015


MAIS PANELAÇO

JUACY DA SILVA

Por ocasião  das comemorações do dia  da mulher, em 08  de março ultimo, a Presidente Dilma,durante seu discurso em cadeia nacional de rádio e TV,   recebeu uma  retumbante vaia na forma de apupos, buzinaço e panelaço que ecoou pelo Brasil  inteiro, em todas as capitais  e cidades grandes, pequenas  e média. 

Aquela manifestação popular  e espontânea  era  a  demonstração da insatisfação do povo em relação `a mediocridade do governo Dilma  e a corrupção que tem sido a marca registrada do governo do PT,  cujos   símbolos maiores são o MENSALÃO  durante o Governo Lula e agora, o PETROLÃO, no governo Dilma.  Outros casos de corrupção  em vários ministérios, que motivaram a queda de ministros e de dirigentes do segundo escalão  governamental  acabaram sendo encobertos  pelos dois  anteriormente  referidos.

Da  mesma  forma que  Dilma, também   seus ministros da Justiça,  da articulação política  e da Casa Civil  ao tentarem  explicar ou dar a versão palaciana para os protestos populares com críticas ao governo e o pedido de impeachment  da Presidente, também receberam vaias  e panelaço.

Temerosa de que pudesse  levar outra sonora vaia por ocasião durante o  tradicional discurso presidencial,  por ocasião das comemorações  de 01  de Maio, Dilma, por aconselhamento de seus  assesores mais próximos acabou não  falando em cadeia nacional de radio e TV  e preferiu usar  as redes sociais para dizer o que todos sabem, meias verdades em relação ao  que pregava durante a campanha e o que de fato está  fazendo com a economia e os direitos  dos trabalhadores. Dilma simplesmente  amarelou  e deixou de falar para  evitar mais um panelaço.

Todavia, o PT  resolveu testar  sua nova  estratégia  e durante  o horário partidário,  em rede nacional, na última terça feira, mesmo tendo Lula  como o grande âncora  do programa  , muito recheado de demagogia, meias verdades e inverdades quanto `as realizações do partido durante  esses doze anos,  acabou também  recebendo uma solene vaia, incluindo, novamente,   buzinaço, panelaço  e gritos de  “fora  PT”, fora Dilma  etc.

Duante o programa o povo brasileiro estava diante de um discurso  demagógico e mistificador. Lula não titubeou em dizer que tem sido o Governo do PT quem mais combate a corrupção, chegou a dizer que se algum petista for julgado e condenado seria ou será  expulso do partido. Esqueceu-se de dizer que foi seu governo e de sua sucessora que verdadeiras quadrilhas quase acabaram com a PETROBRÁS, os correios, o ministério dos transportes e outros  setores  da amdinistração pública.

Nada  falou dos financiamentos secretos concedidos aos governos de Cuba, Angola e outros paises,  bancados pelo BNDES  e que , conforme  a Revista Época  do ultimo final de semana,  estão sendo investigados pela Polícia Federal  e Ministério  Público,  se nesses financiamentos  teria havido tráfico de influência por parte do ex-presidente. Nem  sobre  as  trapalhadas da Petrobrás  na Bolívia  e na aquisição de Pasadena  e outros casos.

Nem Lula, nem o Presidente do PT e nem a Presidente Dilma falaram algo sobre  as acusações do uso de dinheiro sujo, fruto da corrupção na PETROBRÁS, para as campanhas  do partido, nada sobre  a prisão  e condenação do ex-tesoureiro do PT no MENSALÃo  e nem da prisão  do até poucas  semanas  também tesoureiro do PT, Vacari Neto, ambos acusados de receberem propina .

Enfim, tudo leva a crer que os panelaços  e as manifestações de protestos  serão uma constante  durante  este  segundo mandato da Presidente  Dilma e que o povo já anda cheio de demagogia e manipulação por parte do “marketing” do governo, custeado, lamentavelmente , com recursos do contribuinte.

Quando será o próximo panelaço e vaias para os atuais donos do poder? Basta  aguardar, nãodeve  demorar muito, tendo em vista a insatisfação da população  com o atual governo.

JUACY DA SILVA,  professor universitário, fundador, titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia. Email  professor.juacy@yahoo.com.br  Blog www.professorjuacy.blogspot.com  Twitter@profjuacy

Nenhum comentário: