quinta-feira, 11 de janeiro de 2018


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018

JUACY DA SILVA

Este ano a Campanha da Fraternidade, realizada pela Igreja Católica, aprofundará a reflexão e discussão de um tema importante e um dos mais sérios desafios que o Brasil e a população em geral enfrentam neste momento. O tema da Campanha será Fraternidade e a superação da violencia e o lema “Em cristo somos todos irmaos”, realidade esta que deverá ser analisada a partir da Doutrina Social da Igreja, com aportes de estudos científicos relacionados ao tema. Em 1983, a CNBB também inseriu este mesmo desafios em sua CAMPANHA DA FRATERNIDADE com o tema “Fraternidade e violencia” e o lema “Fraternidade sim, violencia não”. E desde então a questao da violencia esteve presente de forma direta ou indireta em todas as demais campanhas. Nesses 35 anos que separam as duas campanhas, uma verdadeira tragédia vem ocorrendo em nosso país. Segundo dados do Mapa da Violência e outras fontes, foram assassinadas no Brasil 1,4 milhões de pessoas, além de varios milhoes de roubos, assaltos, sequestros, estupros e outros atos de violencia que deixam a população, principalmente as camadas mais pobres e excluidas `a merce desta insegjurança total.Para que este desafio, a onda de violência e de insegurança que assola o país de norte a sul, de leste a oeste, nas grandes metrópoles, cidades médias ou pequenas, possa ser enfrentado com seriedade e de forma eficaz, precisamos estimular a participação das pessoas nesta discussão e na apresentação de propostas concretas que sirvam de base para a ação de governo.

Como a campanha da Fraternidade abrange dezenas de milhares de Arquidioceses, Dioceses, prelazias, paroquias, comunidades locais e milhões de pessoas, além de diversas instituições públicas e organizações não governamentais, este é um momento mais do que oportuno para que este tema faça parte da agenda de discussão de nosso país, a comecar pelas paróquias e comunidades de base, onde de fato o povo vive, sofre e esperneia ante o caos dos serviços públicos, como saúde, segurança pública, saneamento básico e educação, dentre  outros.

Além disso, como este será um ano de eleições gerais, para Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados federais e estaduais, todos ávidos por apresentarem seus “planos” e propostas para solucionarem os grandes desafios nacionais, este tambem é um momento apropriado para que os partidos politicos e os candidatos dediquem uma atenção maior para que a questão da violência seja um ponto central das propostas e sugestões para políticas públicas nesta área.

Só vamos superar a questão da violência quando for feito um correto diagnóstico da situação e elaborados planos nacionais, estaduais, municipais e locais de segurança pública, tendo a integração entre os diversos níveis de poder e de governo e o compartilhamento das responsabilidades e recursos necessários para que o Brasil possa enfrentar de verdade o problema da violência em todas as suas dimensões e variantes.

Portanto, a CAMPANHA DA FRATERNIDADE  de 2018, será um bom momento e uma ótima iniciativa para que população discuta, reflita de forma crítica e criadora e ajude a encontrar as saidas para este desafio.

Não podemos deixar apenas nas “mãos” dos governantes e politicos a solução desses grandes desafios nacionais, principalmente se considerarmos o descrédito, a demagogia, a corrupção e fisiologismo que tem marcado o cenário politico e administrativo de nosso pais, além do preceito constitucional de que o poder emana do povo, ou seja, o povo, os eleitores e contribuintes são a única fonte do poder!

JUACY DA SILVA, professor universitário, aposentado UFMT, mestre em sociologia, articulista e colaborador de jornais, sites, blogs e outros veiculos de comunicação. Email professor.juacy@yahoo.com.br Twitter@profjuacy Blog www.professorjuacy.blogspot.com 




Nenhum comentário: