sábado, 26 de abril de 2014


A CAIXA PRETA DA PETROBRÁS


JUACY DA SILVA


Os Governos Lula e Dilma podem passar para a história brasileira não pelos efeitos de suas políticas assistencialistas ou compensatórias  que, ao distribuir migalhas `as camadas pobres e miseráveis , manipulam as massas e o imaginário social, mas sim, por dois ou mais dos maiores escândalos de corrupção ocorrridos nos últimos cinquenta anos no Brasil.
Como o Governo Dilma é a continuidade dos oito anos de Lula, esses dois grandes escândalos surgiram durante o governo de seu antecessor e as investigações tem perpassado esses  últimos quatro anos. Refiro-me ao MENSALÃO e as suspeitas de gestão temerária, contratos obscuros, denúncias de propinas, prejuizos bilionários e perda do patrimônio, mensurado pelo valor de Mercado, por parte da Petrobrás.
No caso da Estatal a estória está muito confusa e o governo Dilma, com o apoio de Lula e de seus fieis escudeiros que ainda estão aboletados no PT e no aparelho do Estado, tentam impedir que a oposição e o Congresso Nacional exerçam seus dever  constitucional que é fiscalizar os demais poderes. Afinal a administração pública e as Estatais não são propriedade de qualquer governo, são instituições nacionais mantidas pelo dinheiro do contribuinte e não podem ser usadas e abusadas pelos partidos e grupos de interesse que estejam no poder!
Um Congresso e um país que não tenham uma oposição de verdade, acabam sendo transformados em massaa de manobra para os donos do poder. Quando era oposição, o PT tudo fazia para infernizar a vida dos governantes de então, chegando até mesmo a  se recusar a assinar a Consttuição aprovada pela Assembléia Nacional Constituinte. Esta mesma constituição que hoje o PT, seus aliados e os Governos Dilma e Lula usam para “defenderem” os direitos humanos e da cidadania, não contou com a aprovação e assinaturas dos petistas no Congresso Nacional.
Ao chegar ao poder, em Brasília, rapidamente  o PT se desfigurou, aliando-se a todas a forças conservadoras, grandes grupos econômicos e políticos considerados ou acusados de corruptos pelo próprio PT quando estava na oposição.
Esta manobra, longe de buscar a governabilidade como proclamam os governistas de plantão, serviu, na verdade para o aparelhamento do Estado Brasileiro e a partir deste aparelhamento usar as estruturas do poder para corromper e serem corrompidos. Além dos casos do MENSALÃO e da PETROBRÁS  ainda restam sem investigações  mais profundas diversas denúnicias em inúmeros ministérios e estatais, que acabaram exigindo que tanto Lula quanto Dilma demitissem vários ministros , dirigentes de Estatais e do  segundo escalão da administração federal.
Todavia, apesar de sempre falar que vai fazer uma faxina, “doa a quem doer”, que a Presidente  não compactua  com malfeitos, com corrupção e outras bandalheiras   que ocorrem em seu governo, existe  uma enorme distância entre tais discursos e a prática política emananda do Planalto.
Se realmente existisse vontade política de fato para dar duro contra a corrupção, de colocar os corruptos na cadeia, como aconteceu com parte da turma do MENSALÃO, o Palácio do Planlto não  deveria pressionar tanto deputados e senadores do PT e demais partidos da base aliada, tentando desesperadamente impedir a instalação de uma CPI ou CMPI exclusiva para abrir  a CAIXA PRETA DA PETROBRÁS.
Somente  uma CPI/CPMI  exclusive pode quebrar sigilos bancários, fiscal, telefônico, de comunicação e ampliar as investigações, rastrear milhões e bilhões que sumiram dos cofres públicos , incluindo as inter-ligações entre a negociata que acarretou prejuizos de mais de 530 milhões de reais só da operação desastrada de compra da refinaria de PASSADENA, no EUA. Além disso, é fundamental investigar mais a fundo a ligações da operação lava-jato, com o ex-diretor da Petrobrás, preso por lavagem de dinheiro e denunciado pela justiça Federal, bem como as ligações do doleiro com o Deputado André Vargas,  do PT do Paraná, que renunciou ao cargo de vice-presidente da Câmara Federal e que deverá ser cassado em breve para vergonha do PT.
Em boa hora  a Ministra Rosa Weber, aceitou e deferiu o mandato de Segurança impetrado pelos partidos que integram a oposição no Congresso , deteminando que seja instalada uma CPI  exclusiva. Embaralhar as cartas, tentar manobrar para impedir esta CPI/CPMI por parte do Governo Dilma/Lula e seus fiéis escudeiros no Congresso, é um atentado `a democracia.
Tais ações demonstram que o Governo teme a verdade. Teme que o povo saiba o tamanho do ralo por onde os recursos públicos são surrupiados. Enfim, é  um atentado contra o país. Por muito menos do que isto Getulio Vargas acabou cometendo suicídio.
Essas manobras  podem custar caro para o Governo, incluindo  investigações mais profundas de muitos outros casos de corrupção que a opinião pública so consegue saber pelos meios de comunicação, cujo papel tem sido determinante para   desmontar verdadeiras quadrilhas que se instalaram na administração pública do país.


JUACY DA SILVA, professor  universitário, titular e aposentado  UFMT, mestre em sociologia.
twitter@profjuacy Email professor.juacy@yahoo.com.br  Blog www.professorjuacy@yahoo.com.br 

 

Nenhum comentário: