sábado, 26 de abril de 2014


A DESTRUIÇÃO DA PETROBRÁS

JUACY DA SILVA

Quando estava na oposição, o PT esbravejava ferozmente contra todos os governos existentes. Seus  filiados, parlamentares e quadros dirigentes posavam de verdadeiras vestais,  eram os paladinos da ética, da moralidade, da eficiência na gestão pública e na defesa dos direitos humanos.

Bastou assumir o poder nos municípios, nos Estados e há quase doze  nos no Governo Federal para que a população pudesse ver que existe  um grande fosso entre o discurso de quando  era oposição e as práticas que definem a gestão petista e de seus aliados.

Prrimeiro foi a construção de uma grande aliança, justamente, com as forças conservadoras e polítcos que até então eram os símbolos da corrupção. Estão no “arco” de aliança do PT, latifundiários, usineiros, doleiros, banqueiros, corruptos já bem manjados da opinião pública brasileira, especuladores, barões do agronegócio, da indústria e do comércio.

Mesmo assim, vários  grupos ou correntes internas do partido governista ainda teimam em falar de socialismo, de comunismo, de esquerda, com críticas aos governos militares, quando vários políticos que sempre apoiaram o que chamam de ditadura, cujo exemplos maiores  são o clã Sarney, antigo presidente  do PDS e aliado dos governos militares e integrantes do PP de Maluf, como Delfin Neto , ministro todo-poderoso de diferentes generais presidentes e outros mais.

Outra contradição gritante entre discurso e prática política do PT é a questão da privatização das  empresas estatais. Todo mundo se lembra da campanha  que o partido  fez  contra o programa de privatização do Governo FHC e seus aliados nos Estados.

Chegando ao Governo o PT, com apoio dos partidos aliados, está privatizando tudo o que FHC  não consegui; são estradas federais, ferrovias, portos, aeroportos, exploração de petróleo e gás natural, usinas hidrelétricas. Ate mesmo a saúde está sendo privatizada através das famosas OSCIPs  e a educação através de programas de bolsas para salvar as universidades privadas.

Ao invés de investir nas universidades federais, as quais estão sucateadas cada vez mais, o governo petista salva o ensino privado e garante a lucratividade do mesmo. O caos na saúde pública representa a morte do SUS, muito diferente de quando o PT era oposição.

Finalmente, não podemos deixar de mencionar o aparelhamento da administração pública, incluindo as estatais, algumas como a PETROBRÁS  que representam, verdadeiras caixas-pretas, com prejuizos billionários ao longo dos últimos anos.  O desastrado negócio da compra de uma refinaria nos EUA, que causou mais de 530 milhões de dólares de prejuizo para a Estatal, considerado um mau negócio para a atual presidente da Empresa e que não teria sido adquirida se a Presidente Dilma soubesse das clausulas omitidas durante a reunião do Conselho da Petrbrás, conforme nota da Presidência da República, além de suspeitas de propina e contratos irregulares. A prisão de um antigo Diretor e seu indiciamento recente é mais um simbolo da gestão da Estatal nos últimos anos.

Na verdade o aparelhamento da Petrobrás,  de outras estatais e da máquina governamental deixam a porta aberta para práticas pouco recomendáveis e facilita a corrupção. Por isso é fundamental  e imperioso que seja instalada uma CPI  exclusiva  para que as investigações possam ir mais a fundo, como a quebra de sigilios fiscal, bancário e de comunicação de todos os diretores e integrantes do Conselho de Administração da Petrobrás ao longo dos últimos doze ou quinze anos.

Só assim, o povo brasileiro, os eleitores e os contribuintes  poderão saber com quem está a verdade, se com Gabrieli,  Presidente durante a gestao Lula ou com Graça Foster, ocupante do mesmo cargo durnte os anos mais recentes do Governo Dilma. Gabrielli afirmou em entrevista que assume seus erros e deixou claro que cabe a então presidente do Conselho de Adminnistração, a toda ponderosa chefe da casa Civil e hoje Presidente da República, Dilma Roussef, também assumir suas responsabilidades.

Quem está falando a verdade e quem esta deixando de dizer a verdade? Só uma CPI de verdade pode esclarecer! Para julgar e condenar a turma do MENSALÃO, foram necessários oito anos. E para todos os demais casos de corrupção ja  denunciados no Governo Federal nos últimos anos, quanto tempo vamos esperar?

JUACY DA SILVA,  professor universitário,  UFMT, mestre em sociologia, articulista de A Gazeta. Email professor.juacy@yahoo.com.br Blog www.professorjuacy.blogspot.com Twitter@profjuacy

Nenhum comentário: