quarta-feira, 11 de março de 2015


VAIAS, PANELAÇO E CORRUPÇÃO

JUACY DA SILVA

Em meio ao  agravamento da crise política, econômica  e social que  abala o Brasil, atingindo todas as camadas sociais e de forma  mais aguda a população mais pobre, parece que a Presidente Dilma, seus conselheiros e asseclas ainda não perceberam a gravidade do quadro nacional.

Durante campanha eleitoral do ano passado, Dilma, orientada, guiada ou até mesmo tutelada  pelos seus marqueteiros e bajuladores não se cansava de “pintar”  um quadro da realidade  brasileira  com cores azuis, onde o Brasil estava mais para uma ilha da fantasia do que um país  que caminhava e continua caminhando para um abismo.

Como diz o provérbio popular “A mentira  tem pernas curtas” , em algum momento as  mentiras , as meias verdades e a manipulação das massas pela propaganda política e pelo “marketing”  acabam perdendo a força e seus encantos e, então, a realidade nua e crua começa a aparecer e todos acordam para as agruras da vida.

Inflação em alta, câmbio descontrolado e o dolar atingindo patamares que o ex-ministro Mantega dizia que nunca chegaria ao que ai está, contas públicas no vermelho, cortes no orçamento deixando ministérios em apuros, saúde  aprofundando o caos, educação , principalmente as universidades federais  sucateadas, sem condições  de inciar as aulas, violência generalizada, derrotas no Congresso Nacional e a corrupção endêmica que teima  em continuar na agenda do governo e do país não  dão  trégua ao governo e ao povo.

Aumento dos combustíveis, aumento dos impostos, aumento da tarifa  da energia que em ,no máximo mais seis  meses, deverá  atingir 60%, aumento dos preços nos supermercados, aumento do desemprego e um caldo social para alimentar o desconentamento da populaçao, em todos os Estados e regiões  devem continuar acuando um governo que está mais próxino de seu fim do que de um novo recomeço.

O Governo Dilma perdeu e continua a perder de forma acelerada a credibilidade que é fundamental para continuar “comandando” o país.  Isto foi revelado há poucas semanas na mais recente pesquisa do Data Folha e nas últimas manifestações que começaram com o panelaço durante o discurso pífio que pronunciou no ultimo domingo, por   ocasião do Dia Internacional da Mulher e teve prosseguimento na última  terça  feira quando Dilma,  mais uma vez, foi  vaiada de forma retumbante quando visitava uma feira da indústria de construção em São Paulo.

 

Os analistas de marketing  João Gabriel Chebante e Gustavo Ramos, das Agências  e institutos de pesquisa de mídias digitais Essentia Marketing Digital e Chebante,  analisaram o que aconteceu no último domingo onde estiveram em confronto  o Discurso de Dilma e o panelaço.  As conclusões são muito atuais e  explicam o que está  deverá continuar acontecendo, inclusive, nas manifestações  deste domino 15 de março.

Entre  mais de 185  mil pessoas participantes  da pesquisa, 77% foram  contrárias ao discurso da presidente  , apenas 19% favoráveis  e 7% não  se  manifestaram.  Os  adjetivos “fora Dilma”, Impeachment e renúncia foram mencionados por 54,1%  e  apenas 13,6% falaram palavras de apoio  e 6%  disseram  palavras  de baixo calão e xingamentos.

Em  relação `a  avaliação pessoal da Presidente, 77%  foram  manifestações negativas e apenas 23%  positivas,  demonstrando que o povo não  acredita mais nos discursos da mesma e estão extremamente insatisfeitos com os rumos do governo, principalmente em meio as denúncias de corrupção tanto na PETROBRÁS  quanto outros setores do Governo, incluindo o fato de que a cada dia fica mais claro que a Presidente Dilma e o ex-Presidente Lula  sabiam do que estava acontecendo.

Em meio a tudo isto e aos trabalhos da CPI  da Petrobrás  e das investigações  da Lista do Janot, com toda a certeza  caminhamos para uma instabilidade institucional, cujos desobramentos só o futuro poderá nos dizer qual a gravidade! Nuvens  carregadas continuam sobre os céus de Brasília.

JUACY DA SILVA, professor universitáriom  titular  e aposentado UFMT, mestre  em sociologia,  articulista  de A Gazeta. Email  professor.juacy@yahoo.combr Twitter@profjuacy Blog www.professorjuacy.blogspot.com

 

Nenhum comentário: