quarta-feira, 24 de junho de 2015


PODEROSOS NA CORDA BAMBA

JUACY DA SILVA

Parafraseando jargão usado frequentemente pelo ex-presidente Lula, “nunca antes na história deste pais….”, tantos políticos, gestores públicos  e empresários estiveram envolvidos em corrupção e práticas criminosas.

Os dois  casos, até que outros mais escabrosos  apareçam  e sejam  denunciados pela mídia  e “investigados” pelos poderes competentes ou incompetentes, o MENSALÃO   e atualmente o PETROLÃO – LAVA JATO, já estão passando para a história do Brasil  como as duas maiores roubalheiras de dinheiro público de que se tem notícia.

Presidentes, diretores  e expoentes  das maiores empreiteiras do país  estão  trancafiados na prisão, por ordem judicial  emanada por um Juiz corajoso,  que tem espinha dorsal ereta e não se curva `as  ameacas  ou outras formas de intimidação.  O Brasil muito deve a juizes e magistrados das cortes superiores, onde as figuras do ex-Presidente do   STF Joaquim Barbosa  e o Juiz Federal Sérgio Moro, que não titubearam  e não titubeiam em decretar  prisões de tubarões do mundo empresarial e da política, acabando com a imagem de que corruptos poderosos  estão acima do bem e do mal  e que são mais iguais do que os simples mortais e jamais iriam ser incomodados pelas práticas de crimes de colarinho branco.

O interessante  em tudo isso  e que as investigações devem ir mais a fundo e o envolvimentos dessas quadrilhas com o financiamento público  de campanha, como doações “lícitas”  ou que serviram para o caixa dois de vários  partidos , inclusive as suspeitas que ainda pairam  sobre o financiamento dessas empreiteiras para  as campanhas  do PT,  de Dilma  e de outros candidatos, inclusive da oposição.

Outro  aspecto nebuloso nessas investigações  é a aproximação  de alguns empresários poderosos  com o ex-presidente Lula, principalmente algumas grandes empreeiteiras que realizaram  obras bilionárias em Cuba, países Africanos e outros mais, com financiamento do BNDES, mas  cujos empréstimos  estão acobertados pelo manto do sigilo,  como operações  secretas, que a Presidente Dilma vetou a  transparência.  Nem mesmo o TCU,a Câmara  Federal   ou o Senado conseguem  acesso aos  detalhes desses contratos e operações  financeiras.

Mais  um ponto nebuloso  foi  a doação de alguns milhões de reais por parte de uma empreiteira para o Instituto Lula, a titulo de bonus  de campanha ou por serviços (palestras) prestados pelo ex- Presidente  a tal empreiteira.  Por iniciativa da CPI  da Petrobrás, apesar da oposição  ferrenha por parte do PT,  o presidente do Insittuto Lula – Paulo Okamoto,  deverá  prestar depoimento naquela CPI, mas  o mesmo ainda poderá contar com alguma medida judicial que o  favoreça e possa  ficar calado  na CPI, para  frustração dos congressistas e vergonha do povo brasileiro.

Apesar  da Lei proibir que empresas  envolvidas em corrupção possa  participar  de licitações  do Poder Público,  existe no  Congresso Nacional um grande “lobby”  de parlamentares que, a título de salvar os empregos de  trabalhadores, caso essas empresas que corromperam  e se deixaram corromper fiquem  for a  de licitações,  estão tentando defender o indefensável, ou seja,  empresas,  empresários, políticos e gestores públicos que se envolvam com práticas  de corrupção devem  sofrer  as penalidades que a Lei prescreve. Falência e cadeia.

Finalmente, diante de um quadro vergonhoso  como  este, o  resultado politico  está  sendo colhido pela Presdente Dilma,  cujos índices de avaliação negativa,  ruim e péssimo,  chegaram ao fundo do poço. Nada menos do que 65%  da ppulação  reprova  seu  governo. De  forma semelhante Lula e o PT  também estão sendo avaliados negativamente  a cada pesquisa de opinião pública.

Enquanto a operação Lava-Jato    esta na 14a.  etapa e já  colocou dezenas  de corruptos na cadeia  ou com  tornozeleiras eletrônicas, a lista de políticos denunciados pelo Procurador Geral da República, a lista de Janot  continua em banho maria, sob o manto do famoso “foro privilegiado”  e outras  regalias que apenas favorecem esses poderosos.

Até quando  esta situação vai perdurar? A propósito, na China um ex-ministro que detinha muitos poderes  recentemente  foi condenado a prisão perpétua e trabalhos forçados por práticas de corrupção! Fica a observação

JUACY  DA SILVA,  professor universitário, titular e aposentado UFMT, mestre  em sociologia. Articulista de A Gazeta  Email professor.juacy@yahoo.com.br Blog www.professorjuacy.blogspot.com  Twitter@profjuacy

Nenhum comentário: