sexta-feira, 9 de agosto de 2013


AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES

JUACY DA SILVA

Nos regimes  democráticos, onde supostamente o poder deve emanar do povo, os governantes,  instituições públicas, as representações da sociedade civil e do mundo empresarial devem atender `as necessidades, objetivos , aspirações da população é importante que a opinião pública seja ouvida através de diferentes formas e tipos de pesquisas.

Diversos institutos de pesquisa de opinião pública no Brasil costumam realizar sondagens para ver e observer como a população avalia o desempenho das instituições. Os resultados dessas sondagens acabam “pautando” o comportamento dessas instituições na busca de melhoria da qualidade de seu desempenho.

Costuma-se também dizer que “a voz do povo é a voz de Deus”, ou seja, o povo, o contribuinte, o consumidor sempre têm razão. Afinal, escolhe seus representantes e esses devem pautar suas ações voltadas ao bem-comum. Além de votar, o povo, agora no papel de contribuinte paga a conta do governo, inclusive dos privilégios e da incompetência do Estado; da mesma forma que o consumidor não define a qualidade dos produtos e serviços que o mundo empresarial lhe oferece e muito menos o preço que é estipulado.

A relação entre consumidores e o mundo empresarial, apesar da existência de uma moderna legislação de defesa do consumidor de que o Brasil tanto se orgulha tem sido marcada por conflitos, alguns intermináveis, além da baixa qualidade dos serviços e produtos.

Além desses dois setores (primeiro e segundo setores), existem também dois outros; o terceiro setor que representa as organizações da sociedade civil e o quarto setor, representado pela criminalidade,que a cada ano ganha força e destemor, principalmente pela incapacidade do Poder  Público em prover segurança para a população, apesar desta ser um direito constitucional das pessoas.

A avaliação mais recente realizada por renomada instituição de pesquisa, comparando como as 18 instituições mais representativas da sociedade brasileira  se comportaram em 2012 e 2013indica como o povo está vendo o Brasil. Antes mesmo que fosse realizada esta avaliação nacional, o povo, nas ruas com suas demonstrações dizia de forma clara que não anda nada satisfeito com a qualidade dos serviços públicos, com a falta deética na política e a corrupção nas  relações do governo com o mundo empresarial e com o aparelhamento do Estado pelos partidos que integram o governo e também os que fazem parte da oposição.

Nesta avaliação, cuja pontuação vai de zero a cem, todas perderam pontos,em 2013 apenas cinco instituições conseguiram mais do que 50 pontos. A Presidente Dilma foi a que apresentou maior perda. Em 2012 obteve 63 pontos e ocupava a quarta posição no ranking e em 2013 caiu para a 11a. posição com apenas 42 pontos. As tres primeiras posições, mesmo que tenha havido queda na pontuaçao permaneceram iguais: Bombeiros em primeiro lugar com 77 pontos; Igrejas em segundo com 66 e Forças Armadas em terceiro com 64 pontos. Os meios de comunicação, mesmo perdendo seis pontos, passaram da quinta para a quarta posição.

Na parte de baixo do “ranking” as tres instituições com as piores avaliações entre 2012 e 2013 permaneceram: 16a. Saúde pública caiu de 42 para 32 pontos; 17a. Congresso Nacional caiu de 36 pontos para 29  e 18a. posição partidos políticos cairam de 29 para 25 pontos.  Creio que o povo está dizendo que não está contente com o desempenho instituicional, isto é um grande risco para a democracia, para a estabilidade política e indicam o desejo de mudanças profundas!

JUACY DA SILVA, professor universitário aposentado UFMT, mestre em sociologia, colaborador de A Gazeta. Email professor.juacy@yahoo.com.br Blog www.professorjuacy.blogspot.com

 

 

Nenhum comentário: