terça-feira, 13 de agosto de 2013


EVANGELIZAÇÃO EM TEMPOS DE INTERNET


JUACY DA SILVA

Ao longo de décadas as diversas Igrejas, principalmente a Católica, vem utilizando cada vez mais os diversos meios de comunicação para a propagação de suas doutrinas, enfim, para promover a evangelização, atendendo ao chamado de Cristo, quando disse “ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura” ou então quando dizia “ide e fazei discípulos”.

O uso dos meios mais tradicionais como a  imprensa escrita através de livros, boletins, panfletos, jornais e principalmente o livro que até hoje tem a maior tiragem que é a Bíblica Sagrada, em dezenas de linguas , bem como o rádio e a televisão tem possibilitado levar a mensagem do evangelho a quase todos os rincões dos países, inclusive em regiões de difícil acesso.

Todavia, o grande desafio da atualidade para a Igreja é acompanhar o avanço das modernas tecnologias, principalmente as chamadas midias digitais, cuja expansão tem ocorrido como uma verdadeira revolução na maneira como as pessoas se comunicam, de forma instantânea e massiva, possibilitando a conexão com milhões e bilhões de pessoas em poucos segundos.

O surgimento da internet, considerada por muitos analistas como a maior revolução tecnológica dos últimos tempos tem afetado e promovido mudanças significativas nas formas de relacionaento humano, de trabalho, de ação política, de trocas econômicas, de lazer e entretenimento, também possibilita a propagação de forma rápida e integrada com os demais meios de comunicação como os computadores, os “smart” fones, a televisão e o rádio, maximize o tempo e encurta das distâncias. Esses avanços também podem e devem estar a serviço da evangelização e do bem-comum.

Uma das exortações do Papa Francisco na recente Jornada Mundial da Juventude , no Rio de Janeiro, foi no sentido de que a Igreja deve voltar-se mais para os pobres, para os excluidos e também para os jovens, os idosos, enfim, ir ao encontro do povo, onde ele estiver e com uma linguagem apropriada aos diversos grupos sociais e culturais. Neste sentido o uso das mídias digitais é fundamental para que a mensagem de esperança do evangelho possa atingir todas as pessoas, principalmente essas camadas referidas, isto também contribuirá para a construção de uma cultura de paz, de amor, de solidariedade e para a redução dos conflitos que tanto dilaceram as sociedades.

Para que isto seja possível, no caso do Brasil, a CNBB tem feito um grande esforço e vem realizando inúmeros seminários, encontros e estimulando as Arquidioceses, as  Dioceses , Paróquias e Comunidades para que organizem, reorganizem , enfim, dinamizem a Pastoral da Comunicação – PASCOM, com dois grandes objetivos, em meu entender, primeiro como forma de integração entre todas as pastorais existentes ,melhorando e tornando a comunicação na Igreja mais eficiente, mais efetiva e mais eficaz; segundo abrir-se mais e com a máxima urgência possível para os novos desafios que as midias digitais representam no momento.

A criação de sites, blogs, webtv, webradios, clips, videos, músicas, textos para que a mensagem do evangelho possa atingir cada vez mais o público que faz das redes sociais uma experiência criativa e inovadora é necessária para que a Igreja possa adequar-se aos novos tempos. Para isto é também fundamental que os  Bispos, Sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos/as que participam das diversas  pastorais, principalmente da PASCOM estejam capacitados para uma ação técnicamente correta e de boa qualidade. Só assim o uso dessas novas tecnologias podem estar a serviço do evangelho.

Neste ultimo final de semana, durante três dias, a CNBB – RO2, que abrange oito Dioceses e duas Prelazias de Mato Grosso, com apoio da Comissão para a Comunicação da CNBB –Nacional, através dos Padres Antenor, Clovis e da Irmã Élide, coordenaram um Seminário para analisar esta nova realidade e os desafios que as modernas tecnologias e midias digiitais representam para a  Igreja em nosso Estado, culminando com a elaboração de um Plano de Trabalho, que deverá ser submetido `a apreciação dos Bispos de MT e assim ser colocado em ação.

Com certeza cada vez mais a Igreja , da mesma forma como já utiliza amplamente os chamados meios mais convencionais, como radio, televisão e a imprensa escrita, também estará adentrando em uma nova era onde os meios digitais estarão sendo usados na evangelização e produzindo resultados surpreendentes! É a Igreja que se renova e promove mudanças para continuar fiel a sua  missão evangelizadora para converter e transformar as pessoas, as relações sociais, políticas e econômicas e a construção de um mundo mais justo, humano e voltado aos princípios e bases do evangelho!

JUACY DA SILVA, professor universitário, aposentado UFMT, Mestre em sociologia, colaborador de Hipernoticias, Twitter@profjuacy Blog www.professorjuacy.blogspot.com  Email professor.juacy@yahoo.com.br

Nenhum comentário: