terça-feira, 19 de novembro de 2013


VIOLÊNCIA NA AMÉRICA LATINA

JUACY DA SILVA

A história da América Latina, incluindo também o Brasil, tem sido marcada por extrema violência ao longo de séculos. Esta  violência está presente nas relações de trabalho e produção através do sistema escravocrata, na luta pela posse e uso da terra, onde os conflitos entre latifundiários,  camponeses e indígenas têm contribuido para milhares de mortes a cada ano.

De forma semelhante a violência política também está presente desde as lutas pela independência do jugo colonial europeu, marcadamente  nas lutas contra as potências dominantes da época como Portugal, Espanha como também outros países que em alguns momentos pretenderam ocupar territórios da região como Holanda e França.

Concluido o processo de independência ocorreram várias guerras entre países do continente, tanto na América do Sul quanto Central,  em relação `a demarcação de fronteiras e consolidação dos espaços territoriais nacionais, cabendo destaque `as guerras entre México e Esados Unidos, onde o primeiro acabou perdendo quase 40% de seu antigo território, `a Guerra do Paraguai, envolvendo aquele país, mais o Brasil e Argentina; a Guerra do Chaco, entre Bolívia e Paraguai; a Guerra entre Bolívia e Chile, que acabou retirando da Bolívia sua saida para o Mar e também o conflito entre o Brasil e a Bolívia em relação `a disputa pelo Acre.

De forma semelhante inúmeros  conflitos violentos ocorreram na América Central como a independência do Panamá que era parte do território da Colômbia, as guerras entre praticamente todos os países da América Central. Alguns desses conflitos ainda estão presentes nos dias de hoje como entre Honduras e El Salvador que disputam territórios marítimos e a Guatemala em relação a independência de Belize.

Além desses conflitos e guerras entre países, também a violência política e ideológica permeou  e tem permeado a vida de praticamente todos os países, com lutas fratricidas, algumas estimuladas e apoiadas por países de fora da região, como no periodo da Guerra  fria, quando revoluções violentas acabaram derrubando ditaduras como de Batista em Cuba, dos Somosas na Nicarágua, dos Duvaliês no Haiti, as guerrilhas na Bolívia, no Perú, na Colômbia.

Outra forma de violência política foram os golpes de estado, liderados por militares, com conotaçao ideológica, ocorridos principalmente nas décadas de 60 e 70, no auge da Guerra-fria, que derrubaram governantes civis eleitos democraticamente e acabaram alimentando um processo de extrema violência  em práticamente todos os países da América do Sul e Central, onde tanto a tortura de presos politicos quanto o surgimento de guerrilhas urbanas e rurais dizimaram dezenas de  milhares de pessoas e ao mesmo tempo contribuiram para um clima de insegurança e medo.

Concluido o processo de “retorno” `a democracia, praticamente todos os países do continente estão se defrrontando com uma nova forma de violência, presente principalmente no meio urbano, inicialmente nas grandes cidades e metrópoles, mas que de forma rápida se espalha pelas pequenas e médias cidades e também  atinge o meio rural.

Esta nova forma de violência está relacionada com o narcotráfico, ao tráfico de armas e ao crime organizado,  que pode ser considerado atualmente o quarto poder no continente, inclusive no Brasil,  identificado pela demarcação de territórios, uma luta violenta pelo domínio dos mesmos e a presença de uma relação promíscua entre agentes públicos, incluindo  policiais, servidores públicos e governantes, inclusive representantes eleitos ou que ocupam cargos na alta hierarquia política e administrativa.

A corrupção é o combustível que move esta grande engrenagem, onde a figura das quadrilhas de colarinho branco dentro dos aparelhos de Estado dão apoio e participam de atividades criminosas incluindo a contravenção, os sistemas eleitoral, judicial, penitenciário, o contrabando, a sonegação fiscal e os processos licitatórios de obras e serviços públicos.

É neste contexto que devemos analisar relatórios, estudos e pesquisas de organismos internacionais e nacionais, para que a questão da violência na América Latina não seja vista apenas a partir de alguns de suas manifestações mais diretas. É preciso  ir mais a fundo neste imbroglio entre violência, insegurança, ação ou omissão dos  poderes constituidos, a quem cabe a primazia na definição de políticas públicas mais efetivas para superarem  um desafio que só nos últimos dez anos ceifou a vida de mais de dois milhões de pessoas na América Latina, das quais 526.671 assassinatos e 327.242 mortes em acidentes de trânsito só no Brasil, totalizando  853.913 vítimas em nosso país, número muito maior do que as mortes provocadas por várias guerras civis ou entre paises. E ainda tem gente que acha que vivemos em  um continente e um país (Brasil) marcados pelo caráter pacific de seu povo.

É por isto que a América Latina e também o Brasil lideram o ‘ranking” da violência no mundo. Será que nossos candidatos que estão sempre ávidos para ocuparem ou permanecerem nas estruturas do poder estão realmente preocupados com esta terrível realidade ou apenas continuam com seus discursos demagógicos, próprios dos períodos eleitorais? Com a palavra o leitor e eleitor!

JUACY DA SIVA, professor universitário, fundador,  titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia. Email professor.juacy@yahoo.com.br Blog www.professorjuacy.blogspot.com Twitter@profjuacy

Nenhum comentário: