segunda-feira, 20 de janeiro de 2014


GOVERNO E VIOLÊNCIA

JUACY DA SILVA

Em se falando violência, é interessante também reportarmos ao balanço da criminalidade no Estado de MT, particularmente em Cuiabá e Várzea Grande. Com uma população de aproximadamente 570 mil habitantes, em 2013 ocorreram 215 homicídios na capital e mais 162 em Várzea Grande  para uma poulação de 260 mil habitantes. Isto significa que Cuiabá apresentou uma taxa  de homicídios de 37,7 por cem mil habitantes e Várzea Grande 63,2 homicídios por cem  mil habitantes.

Esses numeros revalam que estamos vivendo  no  maior aglomerado urbano de MT um verdadeiro genocídio, com taxas maiores do que em vários países  que estão envolvidos em  conflitos violentos, guerras  ou guerras civis.

Costuma-se dizer que boa parte da questão da violência em nosso país é a ausência de uma política de segurança pública ou a falta de vontade politica de nossos governantes em resolverem realmente este problema.

Nos anos noventa, a maior cidade dos EUA  estava vivendo em meio a um clima de extrema violência para os padrões americanos. Em 1990 a cidade de Nova York tinha uma população 7,3 milhões de habitantes  e registrou 2.245 homicídios , taxa de 30,7 por cem mil habitantes. Diante desses números  houve uma decisão firme do então prefeito da cidade e dos que o sucederam para combater de frente a violência, através do programa “tolerância zero” com a criminalidade. Os resultados podem ser vistos em 2013. Para uma  população de 8,3 milhões de habitantes,  a cidade de New York registrou em 2013 apenas 333 homicídios ou taxa de 4,0 homicídios por cem mil habitantes.

Na região metropolitan de Washington, Distrito de Columbia, a Capital dos EUA, também os crimes violentos têm caido de forma impressionante. Em Fairfax, com uma população de 1,2 milhão de habitantes em 2013 ocorreram apenas 8 homicídios, taxa de 0,8 por cem mil habitantes, o mesmo no condado de Montgmory, estado de Maryland, com população de 1,1 milhão registrou apenas 8 homicídios.. Arlington, na mesma região , com população de 215  mil habitantes  em 2013  não registrou nenhum homicídio. A região metropolitana  da capital americana, com população de pouco mais de 5,1 milhões de habitantes registrou 188 homicídios, taxa de 3,7 homicídios por cem mil habitantes.

Diante desses números, fica uma pergunta que ningém consegue responder: porque  alguns países e regiões, como no caso dos EUA, da Europa, Canadá, Austrália e diversos países asiáticos  conseguem reverter os elevados índices de violência e no Brasil a cada ano os índices de violência só  aumentam?

Em minha opinião além da falta de vontade política de nossos governantes, falta planejamento e sobra incompetência por parte de gestores públicos, nos diversos níveis de governo, que  pouco fazem para devolver  a população serviços públicos de qualidade, em diversas áreas, que estão em situação deploráveis,  verdadeiros caos, onde a insegurança e o medo fazem parte do cotidiano da população brasileira. Este é ano eleitoral, vamos aguardar as promessas de sempre!

JUACY DA SILVA, professor universitário, titular e aposentado UFMT, mestre  em sociologia. Email professor.juacy@yahoo.com.br  Blog www.professorjuacy.blogspot.com Twitter@profjuacy

Nenhum comentário: