quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014


MAIS  VEXAMES  POLÍTICOS

JUACY DA SILVA

Primeiro é importante que possamos entender o que significa vexame. De acordo com os dicionários da língua portuguesa vexame é sinônimo de vergonha, escândalo, desonra, afronta, frustração, insatisfação, agravo, insulto, escárnio, constrangimento  e humilhação.

Há quase dez anos estourou o maior escândalo politico envolvendo pessoas influentes e bem situadas na estrutura do Governo e na hierarquia do partido  fundado  por LULA, ex-lider  sindical e na época presidente da República.

Por desavenças internas entre partidos que compunham e ainda integram a chamada base de apoio do Governo Federal, coube ao Presidente do PTB, na época , Deputado Federal Roberto Jeferson, colocar a boca no trombone e denunciar o que parecia uma  obra de ficção, que passou a ser denominado de MENSALÃO.

Segundo  Roberto Jeferson, o chefe do esquema era nada menos do que o então poderoso chefe da Casa Civil, também Deputado José Dirceu, considerado o successor natural de Lula na Presidência da República.  Faziam parte também do esquema outras figuras importantes na história política brasileira, incluindo o presidente do PT, deputado José Genoino, o Tesoureiro do mesmo partido Delúbio Soares, e o ex- Presidente da Câmara Federal, também pestista João Paulo Cunha e dirigentes de outros partidos incluindo vários deputados.

Depois de longos oito anos de investigações coube ao Ministério Público denunciar todos os envolvidos junto ao SupremoTribunal Federal, a mais alta instância da justiça brasileira, cujos ministros se debruçaram sobre este rumoroso caso de corrupção envlvendo a cúpula do Governo pestista e seus aliados. A grande ironia é o fato de que durante toda a sua trajetória antes de chegar aos píncaros da política nacional e conquistar o direito de  aboletar-se nos palácios do Planalto e da Alvorada, símbolos maiores da pompa e poder em Brasilia, o PT fez uma verdadeira pregação moralista acusando as forças conservadoras e corruptas dos governos que o antecederam. Era o discurso da “ÉTICA NA POLÍTICA”  e a defesa da classe trabalhadora.

Quando estourou o mensalão, que segundo Roberto Jeferson, era  usado para comprar apoio de parlamentares para votarem matérias e interesse do governo, Lula na sua condição de presidente não deu muita importância e dizia que o mensalão nunca teria existido.  Talvez ainda hoje, muito mais como estratégia do que por convicção própria, continue com o mesmo discurso, incluindo gestos de solidariedade aos condenados no mensalão e que estão cumprindo pena na Penitenciária da Papuda, para onde inicialmente todos os condenados iniciam sua nova jornada, podendo depois serem transferidos para outras penitenciárias mais próximas de suas bases políticas e familiares, como acontece com um ex-deputado federal de MT.

Nesta semana, depois de muita demora e lenga-lenga, o STF  determinou a prisão do ex-presidente da Câmara Federal, deputado do PT de SP João Paulo Cunha que se entregou diretamente na PAPUDA, sem no entanto renunciar seu mandato como fizeram outros parlamentares que estavam investidos de mandato popular como José Genoino e Pedro  Henry , para,  segundo os mesmos, pouparem  a Câmara e o Congresso Nacional de um constrangimento politico, institucional e público, como o que ocorreu quando da cassação  do Deputado Donadon, que mesmo preso na PAPUDA voltou `a Câmara Federal para se defender perante seus pares e acabou conservando seu mandato. Aquela sessão  foi uma vergonha e uma afronta ao povo!

A recusa do Deputado João Paulo Cunha em renunciar vai obrigar a Câmara Federal a  realizar um ritual que  deverá denegrir ainda mais a imagem da instituição perante  a opinião pública nacional e manchar indelevelmente a imagem da “democracia” de fachada que existe no Brasil.

Em nenhum país do mundo uma pessoa  condenada e presa, em processo judicial aberto, com  possibilidade de ampla defesa pode continuar atras das grades e ainda pretender representar o povo e a continuar gozando das benesses e privilégios, incluindo residencia oficial, carros, quotas de telefones, assessores, passagens aéreas etc.

De quebra, coube ao Ministro Gilmar Mendes também nesta semana colocar a boca no trombone e dizer bem claro sobre  suas  suspeitas quanto ao dinheiro arrecadado para pagar as penas pecuniárias de José Genuino e Delúblio Soares e com certeza de outros que foram condenados  a devolverem aos cofres públicos importâncias devidas, alguns milhões de reais. O ministro disse que suspeita até  mesmo de lavagem de dinheiro.

Caberá agora do Ministério Público Federal,diante do pronunciamento doMinistro e da  representação de um partido politico instaurar inquérito e investigar a verdadeira origem e licitude dessas contribuições solidárias com pessoas  julgadas e condenadas por vários crimes incluindo lavagem de dinheiro, formação de  quadrilha  e corrupção ativa e passiva.

Restando `a Câmara Federal cassar o quanto antes o mandato do deputado João Paulo Cunha  não apenas por falta de ética no exercício do mandato  mas fundamentalmente por que causa espécie ter um parlamentar que durante o dia esteja de terno e gravata em seu gabinete e durante a noite ter que dormir, não nos hotéis de luxo onde se hospedagem outros parlamentares, mas em uma cela de  penitenciária.

É triste para o povo brasileiro que trabalha e paga uma carga tributária enorme ter que conviver com este tipo de política, razão maior do baixo apreço que a população tem por seus representantes! Imagino que se o voto fosse facultativo a grande maioria da população jamais compareceria para votor  por ocasião das eleições!

JUACY DA SILVA, professor universitário,  titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia, Email professor.juacy@yahoo.com.br Blog www.professorjuacy.blogspot.com Twitter@profjuacy

Nenhum comentário: