sábado, 28 de junho de 2014


O BRASIL VAI DE MAL  A PIOR!

JUACY DA SILVA

Apesar dos discursos inflamados por parte da Presidente Dilma, recheados de meias verdades, o Brasil, durante o seu governo está a cada dia pior do que há anos ou décadas, em diversos setores incluindo a saúde, a escalada da violência e da criminalidade e a insegurança generalizada, a baixa qualidade da educação, a corrupção, a infra-estrutura totalmente sucateada, além, é claro, do baixo desempenho econômico.

Em pesquisa recente, no início deste mes de junho, 67% dos entrevistados avaliaram que a econômia está ruim, quando no mesmo mes de 2013  apenas 41% indicavam sua insatisfação com a economia nacional.  O nível de insatisfação geral com o desempenho do governo supera 70%, chegando a 78% quando se trata da saúde pública.

O programa “mais medicos” definido e implementado pelo governo não resolve as necessidades mais complexas da saúde, como os mais de 12 mil leitos hospitalares fechados durante os governos Lula e Dilma e nem a redução dos aportes do governo federal nesta área, que cairam de 51% dos  gastos totais em saúde em 2002 por parte do ministério da saúde para 42% em 2014, onerando de forma injusta municípios  que vivem de pires nas mãos  e estados que não conseguem suprir a redução dos gastos do governo federal.

O crescimento pífio do PIB no primeiro trimestre de 2014, de 0,2% repete o ridículo desmepenho de 2011 e deve chegar ao final deste ano no máximo em 1,2%, conforme análises de vários organismos nacionais e internacionais, quando na “previsão” do Governo Dilma feita em 2013  indicava que o PIB  deveria crescer em torno de 3,5% até 4,0%  em 2014. Esses  erros de previsão, bem distantes da realidade, refletem de um lado a incapacidade do governo em planejar corretamente ou então é uma forma de manipular a opinião pública.

De acordo com inúmeros dados e indicadores macro-econômicos  a economia brasileira, nos últimos quatro anos, sob o Governo Dilma,   está passndo por um periodo de estagnação ou crescimento pífio quando comparada com os índices de crescimento, de investimento, de poupança, e investimento externo e caminha para uma desaceleração e perda de dinamismo que deve perdurar  até final de 2016.

As taxas de juros  e de inflação  existentes atualmente ,  entre as maiores do mundo, inviabilizam investimentos e inibem o consumo. Diante disso, as ações do governo em conceder “incentivos” a alguns setores, cujos “lobbies” são mais  fortes e mais influentes, acabam acarretando distorções na economia e ao mesmo tempo interferindo na arrecadação. Em 2013 a renúncia  fiscal do Governo Federal foi de 22,4 bilhões de reais no primeiro trimestre  em 2014 em igual período foi de 35 bilhões de reis, devendo  atingir até final do ano em torno de 140 billhões de reais.

A taxa de poupança no primeiro trimestre deste ano foi de 12,7% , a menor/pior desde o ano 2000 e uma das menores entre os países emergentes , do BRIC e do G-20. A Taxa de investimento foi de apenas 17,7%, bem inferior `a média das economias  desses mesmos blocos que atingem em torno de 23%, esta taxa foi a pior desde 2009.

A crise do setor da energia elétrica revela a falta de planejamento , os equívocos de uma gestão ineficiente e poderá levar o país a enfrentar sérios desafios até mesmo um apagão/caos  neste setor . A manipulação das tarifas de energia para reduzir o impacto  das mesmas na aceleração da inflação tem custado mais de 23 bilhões de reais `as distribuidoras, compensado por pacotes de “bondades” do governo,  custo  este que deverá  ser repassado aos consumidores depois das eleiçõe, para não  atrapalhar a  tentativa da re-eleição de Dlma.

Parte deste processo da deterioração da economia brasileira se deve `a perda da competitividade do Brasil no contexto internacional. Durante o Governo Dilma. entre 2010 e 2014, o Brasil perdeu 16 posições no ranking global  de competitividade. Entre 60 países o Brasil caiu da 38a. posição para a 54a, sendo que no critério de eficiência do governo caimos para a 58a. posiçao  no comércio interncional para a 59a. posição e por ai vai.

Mesmo diante desses números e outros indicadores o Governo Dilma ainda deseja continuar ocupando as estruturas  da administração do país e aparelhando o Estado Brasileiro para usufruto do PT e de seus aliados. O Brasil vai mal e pode piorar muito mais. Quem viver verá!

JUACY DA SILVA, professor universitário, titular e aposentado UFMT. Mestre em sociologia, articulista de A Gazeta. Email professor.juacy@yahoo.com.br  Blog www.professorjuacy.blogspot.com Twitter@profjuacy

Nenhum comentário: