sexta-feira, 28 de agosto de 2015


LAVA JATO CHEGA A BRASÍLIA

JUACY DA SILVA

Tudo leva a crer que a crise política e como consequência  a crise econômica, institucional, financeira, orçamentária, social e moral  irão se agravar mais nas próximas  semanas  e meses, transformando-se  em um verdadeiro furacão ou tsunami que poderão provocar grandes estragos ao país,  mas principalmente ao já combalido e desacreditado Governo Dilma.

Vários fatos,  como as  denúncias do Procuador Geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal de Federal, começando pelo Presidente da Câmara Federal , Eduardo Cunha, antigo aliado e atualmente um feroz opositor ao Governo Dilma, apesar de pertencer ao PMDB, mesmo partido doVice Presidente Temer e do Presidente do Senado, Renan Calheiros (este também incluido na famosa lista de Janot e que pode acabar sendo denunciado ao STF), acrescida da recondução do Procurador Geral, com debates acalorados e tensão no Senado, podem esquentar de vez o clima politico na Esplanada dos Ministérios.

Juntamente com Eduardo Cunha, também foi denunciado ao  STF o ex-Presidente Collor, que  já teve  suas residências e empresas vasculhadas pelo  Ministério Público e pela Polícia  Federal, acusado, como todos os demais da lista de Janot, de receberem propina oriunda  da roubalheira na PETROBRÁS. Apesar de que todos  os investigados sempre se dizem inocentes, até prova em contrário, aos poucos a mídia vai expondo as entranhas do submundo do crime de colarinho branco que está destruindo o Brasil.

Várias outras figuras importantes, como a ex-ministra da Casa Civil do Governo Dilma, a senadora Gleice Hoffman, líderes de vários partidos, tanto no Senado quanto na Câmara Federal  e até  mesmo a Presidente Dilma e seus coordenadores e tesoureiros de campanha em 2010  e em 2014  e também o ex-presidente Lula estão presentes no  noticiário,  como participes  ou beneficiários desses  escândalos que estão  abalando os alicerces políticos da República.

Na última  terça feira  foi a vez do tira-teima entre dois figurantes da operação Lava Jato, o  ex-Diretor da PETROBRÁS Paulo Roberto Costa  e o doleiro  Youssef, ambos presos em Curitiba e já condenados pelo Juiz Federal  Sérgio Moro, a comparecerem `a CPI da Petrobrás  para serem acareados publicamente, quanto as várias de suas  denúncias quando da delação premiada.

O interessante é que além da TV Câmara, algumas redes de TV, como a Globo e Band, também transmitiram ao vivo práticamente toda a sessão que durou mais de tres horas, e todas as TVs  abertas também deram destaque a  essa  acareação, quando ambos confirmaram de viva voz boa parte do esquema criminoso que durante os governos Lula e Dilma  tem assaltado a Petrobrás, favorecendo parlamentares  e gestores  indicados pelo PT, PMDB, PP  e outros partidos da base aliada, para cargos tanto nas estatais quanto na Administração pública direta, aparelhadas pelos atuais donos do poder  e seus apaniguados.

Após  sua recondução, segundo notícias veiculadas a conta-gotas pela imprensa, o Procurador Geral da República deverá denunciar, não se sabe se de uma vez ou aos  poucos , mais de duas ou tres dezenas de  “autoridades” com mandato ou ex-mandatários, todas figuras ilustres da República, o que deverá colocar mais lenha na fogueira   e deixar em   polvosora a esplanada dos ministérios. Vai  ser uma correria digna de filme  de faroeste, com muito tiroteio, mortos  e feridos. Esse  cenário tenebroso vai alimentar  todos os veículos de comunicação , tanto nacionais quanto internacionais.

Só no Senado são 13 os que  estão sendo investigados pelo Ministério Público. Por  coincidência na votação secreta no Plenário do Senado 12  senadores votaram contra a recondução de Janot  e um se absteve, enquanto mais de os demais presents votaram  favoravelmene.

Para completar  este quadro complicado ainda estamos vivendo uma grave crise econômica interna  e agora internacional, o agravamento da crise econômica, financeira  e orçamentária, as  trapalhadas do Governo Dilma e da própria presidente, que a cada dia tem um discurso diferente  e tenta,  desesperadamente,  encontrar  um rumo para seu  governo e o país, mas que  continua desacreditada perante a opinião pública.

Recessão prolongada, a pior desde os anos trinta do século passado, inflação em alta, aumento generalizado  de precos, aumento de impostos, queda na arrecadação  federal, estadual e municipal, aumento do desemprego que já supera  dez  ou doze por cento em vários estados e mais de 18%  entre jovens, aumento da inadimplência, desvalorização cambial que  está destruindo os  sonhos da classe média e encarecendo até o pãozinho nosso de cada dia, a queda do preco das “commodities”, a crise das bolsas e a desaceleração da economia da China,  a incompetência do Governo em definir políticas e estratégias para enfrentar  a crise, a violência que continua amedrontando a população, o caos na saúde pública, na educação e outros setores do Governo, a baixa qualidade dos serviços públicos  e a corrupção endêmica levam o desespero ao povo que perde boa parte da esperança que sempre  teve em relação ao futuro de nosso país.

Outro complicador são as rusgas  e brigas internas  entre os partidos da base de apoio que lutam por cargos e uns nacos do orçamento, incluindo as famosas  emendas  parlamentares. O mais  grave em tudo isso é o possível  abandono do barco ,que está naufragando, por parte do PMDB  que não quer morrer afogado junto com o PT, tragados pela incompetência e corrupção que já se tornaram as marcas do atual Governo. Dilma  pode  perder definitivamente a credibilidade  agravando a governabilidade e  estabilidade institucional, o que seria mais grave ainda.

Resumindo, se a situação já  era ruim, vai ficar péssima. O avião  está em meio a um grande turbilhão, uma enorme tempestade, em queda livre, recomenda-se aos passageiros que  apertem o cinto e usem máscaras antes do desastre final.

JUACY DA SILVA, professor universitário, titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia, Email professor.juacy@yahoo.com.br  Blog  www.professorjuacy.blogspot.com Twitter@profjuacy

Nenhum comentário: