quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

COMO SERÁ O MUNDO EM 2030?
JUACY DA SILVA
Na última semana o CONSELHO NACIONAL DE INTELIGÊNCIA dos Estados Unidos, organismo do mais alto nível de assessoramento e integração das diversas agências de inteligência do país publicou sua mais recente versão de um estudo de acompanhamento e construção de cenários globais que vem sendo feito desde 1996 – 1997, sempre com um horizonte de 15 a 20 anos.
O Estudo de 160 páginas, denominado de “Global trends 2030 – Alternative worlds” , traduzido significa “Transformações globais 2030 – mundos alternativos” é um esforço para perscrutar o futuro a partir de um processo de construção de cenários, ouvindo ou tendo a participação de diversos organismos de inteligência, de estudos e pesquisas, em diversos estados ou mesmo for a do país, universidades e os chamados “experts”  ou especialistas em pensamento estratégico.
Na construção dos diversos cenários foram destacados quatro “megatrends”  e  também as principais mudanças no jogo do poder mundial e as grandes transformações ou macro-tendências. Foi ressaltado que este estudo visa subisidiar tomadas de decisão buscando estimular os fatores e variáveis que levem a concretização de cenários favoráveis e evitar que cenários desfavoráveis ou catastróficos acabem por aumentar os conflitos ou caos nos diversos países e na comunidade internacional.
As quatro grandes transformações (megatrends) são: a) empoderamento individual, com a redução dos níveis de pobreza e a expansão acelerada da classe média em praticamente todos os países. Em 2012 a classe media mundial é representada por aproximadamente um bilhão de pessoas, sendo que dessas 330 milhões estão na Europa, Estados Unidos e Japão. Em 2050 este segmento  deverá ser de 2 bilhões ou até 2,5  bilhões de pessoas, sendo 679 milhões nos países mencionados e o restante (2/3 ) nos países atualmente considerados sub-desenvolvidos ou em desenvolvimento, principalmente os integrantes dos BRIC (China, India, Brasil) e outros mais como Indonésia, Nigéria.
A segunda grande transformação é o que é chamada de difusão do poder mundial. Em lugar de hegemonia de um país como ocorre atualmente em relação aos EUA , o poder mundial deverá estar diluido entre outras potências como China, India, Brasil e outros países. A discussão sobre o declínio do poder tanto dos EUA quanto da Europa destaca a idéia dos pactos regionais, dos acordos e também a reorganização das instituições internacionais  ou regionais como ONU e outras mais.
O crescimento do PIB em alguns países, principalmente a China e Índia, deve estimular maiores investimentos em ciência e tecnologia e também maiores gastos com as forças armadas e área de defesa, incluindo aeroespacial,biotecnologia e outras áreas estratégicas.
A terceira grande transformação já está ocorrendo mas deve ser aprofundada é a chamada revolução demográfica, onde o envelhecimento da população e as migrações internas e internacionais estabelecerão um novo perfil demográfico em diversos países. O mundo será cada vez mais urbano, menos pobre e mais afluente, com padrões de vida e de consumo bem superiores ao que são encontrados atualmente nos países desenolvidos. A população mundial passará de 7,1 bilhões de pessoas em 2012 para 8,3 bilhões em 2030.
A quarta grande mudança (megatrends)  será o aumento da demanda por bens imprescindiveis para a sobrevivência da humanidade como os alimentos (35%), da água (40%) e energia (40%),decorrentes do aumento global da população, da expansão da classe média e pela adoção de padrões de consumo mais elevados. O grande fator de imponderabilidade em relação ao comportamento dessas variáveis serão as mudanças climáticas. Tanto o aumento da demanda pode interferer com as mudanças climáticas quanto essas podem limitar a produção e ofertas desses bens, gerando abundância ou crises gerais ou localizadas. O estudo indica que os EUA alcançarão a independência/auto-suficiência energética antes de 2030 e isto poderá alterar profundamente sua presença no cenário internacional.
Voltarei a este tema oportunamente.
JUACY DA SILVA, professor universitário, UFMT, mestre em sociologia, colaborador/articulista de A Gazeta. Email professorjuacy@yahoo.com.br Blog www.professorjuacy.zip.net  Twittr@profjuacy

Nenhum comentário: