quarta-feira, 23 de janeiro de 2013


VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO

 
JUACY DA SILVA

O Brasil é o segundo país no mundo em taxas de mortes po acidentes  com motociclistas, so perdendo para o Paraguai. É também o quinto em total de mortes em acidentes de trânsito, com 40.610  fatalidades em 2010,ficando atraz da Índia, da China (ambos com mais de 1,3 bilhões de habitantes enquanto o Brasil tinha apenas 190 milhões), dos EUA (que também tinha 311 milhões de habitantes  e da Rússia. Entre esses países, o Brasil ostenta a segunda maior taxa de mortalidade por acidentes de trânsito 21,4 por 100 mil habitantes.

Essas taxas variam por regiões e por faixas etárias das vítimas.  A maior taxa é a de idosos/as, com 27,4 por cem mil habitantes, de 26,7na faixa de 20 a 39 anos e de 24,0 na faixa de 40  a 59 anos. O Centro-Oeste possui a maior taxa nacional de 29,0 por 100 mil habitantes.

Em Mato Grosso também a violência no trânsito tem deixado seu rastro de forma triste. Entre 2002 e 2010  foram 7.331 mortes no trânsito, um aumento de 27,3%  das fatalidades no periodo, com um elevado custo social, econômico e financeiro tanto para as instituições públicas quanto para as famílias das  vítimas.

Segundo declarações do Ministro da saúde o SUS registrou 145 mil internações com acidentados  no trânsito em 2010, ao custo de 190 milhões de reais. Esses custos para o SUS no periodo de 2002 a 2010 devem ser superiores a 1,3 bilhões de reais, sem considerar os custos diretos e indiretos com as mortes e invalidez,  custos esses que são mais de 27 bilhões no mesmo periodo.

No periodo de 2002 a 2010  o  Brasil registrou 327.512 mortes em acidentes de trânsito, sendo que dessas 62.571 foram de motociclistas. No mesmo periodo  o número de mortes por acidentes de trânsito aumentou em 24,0%,  enquanto as fatalidades atingindo motociclistas aumentaram em 170,7%, passando de 3.744 mortes em 2002 para 10.134 mortes em 2010.

Comparado com outros países, principalmente os integrantes do G-20, do qual o Brasil também participa,  ocupamos a segunda  posição em termos de violência no trânsito.  Enquanto nossa taxa de morte por acidentes de trânsito é de 21,4 por 100 mil habitantes, no Japão (que possui uma frota de veiculo mais do que o dobro da nossa) é de 4,72; na Alemanha 5,45 ; na Franca 6,8; nos EUA (cuja frota de veículo é cinco vezes maior) é de 12  por cem mil habitantes.

O “interessante” é que nesses países, onde as taxas de mortes em acidentes de trânsito já são  consideradas bem baixas, quando comparadas  com o Brasil, assim mesmo os índices de fatalidades nesta categoria nos últimos cinco anos cairam bastante. Na Itália a redução  foi de 46%; naa França de 44%  e na Alemanha de 45%  enquanto no Brasil houve  aumento de 14,1%. No geral e 69,3% nas  fataiidades envolvendo motociclistas.

Estimativas de  entidades que estudam e acompanham a violência no trânsito no Brasil indicam que em 2012 a cada hora cinco pessoas morreram em acidentes de trânsito em nosso país, isto significa mais de 43 mil pessoas, indicando que a escalada deste tipo de violência continua de forma acelerada, apesar das promessas de ações do governo.

As principais causas dos acidentes e das fatalidades  no trânsito no Brasil, ou a chamada violência no trânsito são: a) uso e abuso de álcool; b) imprudência e impericia dos condutores; c) mau estado de conservação dos veículos; d) mau  estado de conservação das vias, e) falta de cumprimento das leis de trânsito , falta de fiscalização, impunidade em geral e, finalmente, f)  legislação branda demais, favorecendo os assassinos do volante.

Nem  precisa dizer que o grande responsivel   por esta carnificina é o  Poder Público,  pela omissão, conivência com práticas criiminosas e pela corrupção que domina vários setores responsáveis pela gestão do trânsito e transporte em nosso país. Enquanto isto,  dezenas de milhares de pessoas perdem as vidas ou ficam com sequelas ou deficiências para o resto da vida. Isto é o Brasil dos belos discursos oficias!

JUACY DA SILVA,professor universitário UFMT, mestre em sociologia, colaborador de Hipernoticias. Email professor.juacy@yahoo.com.br  Twitter@profjuacy Blogs http://professorjuacy.blogspot.com/  http://www.justicasolidariedade.blogspot.com/  http://www.justicaesolidariedade.blogspot.com/

Nenhum comentário: