quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

OS DESAFIOS DO ENVELHECIMENTO
JUACY DA SILVA
O envelhecimento é um processo que afeta diretamente as pessoas e, neste sentido, é uma realidade individual. No entanto, tem repercussões e está intimamente associado com outros aspectos como familiar, comunitário, societário e também no plano nacional e mundial.
Graças ao avanço do conhecimento científico e tecnológico, nas últimas cinco ou seis décadas décadas,  o mundo assiste a uma verdadeira revolução demográfica, alterando profundamente a estrutura etária da população, tanto nos países desenvolvidos quanto nos sub-desenvolvidos ou em processo de desenvolvimento.
A melhoria das condições de saúde e de higidez da população, reflexo do surgimento de vacinas, novos medicamentos, novos aparelhos, a possibilidade de diagnósticos mais precisos têm possibilitado reduzir os índices de mortalidade em todas as faixas etárias, inclusive enfrentando as doenças  crônicas e degenerativas que afetam de forma insidiosa as pessoas idosas.
De forma semelhante, a melhoria que vem  ocorrendo nas áreas da educação, do saneamento, da medicina preventiva, da nutrição e na mudança de hábitos como o combate ao tabagismo, ao alcoolismo, ao sedentarismo,`as doenças sexualmente  transmissíveis, alimentação mais saudável também têm contribuido para este processo de envelhecimento da populaçao. Com raras excessões, as pessoas estão vivendo mais e com melhores condições de vida. A redução da violência, que ainda é extremamente elevada em alguns países, inclusive no Brasil, tem impedido que a expectative de vida da população aumente ainda mais.
O aumento da expectativa de vida ao nascer tem contribuido para uma longevidade cada vez maior. A participação relativa dos grupos com 60 ou mais anos de idade no contexto global da população mundial e também nos diversos países tem aumentado de forma expressiva.
Em nível mundial em 1950 o contingente populacional com 60 ou mais anos de idade representava apenas 8% da populaçao mundial e totalizava 200 milhões de pessoas. Em 2011 este contingente passou para 11% e totaliza 760 milhões de habitantes. As projeções indicam que em 2050 serão 22% e nada menos do que 2,1 bilhões de pessoas.
Este processo tem avançado de forma mais efetiva nos países desenvolvidos. Em 1950 esta parcela representava 12% ; em 2011 era de 22%  e em 2050 será de 32%. Nos países sub-desenvolvidos o panorama ainda não atinge o mesmo nível: 1950 era de 6%; em 2011 chegava a 9% e em 2050 será de 20%. Todavia, como as projeções indicam que em 2050 a população dos países, hoje tidos como subdesenvolvidos,  representarão em torno de 72% da população mundial , que será superior a nove bilhões de habitantes,  haverá 1,6 bilhões de habitantes com mais de 60 anos.
Varias organizações internacionais como a ONU e suas agências especializadas como Organização Mundial de Saúde e suas respectivas representaçoes regionais, a  FAO,  o Fundo das Nações Unidas para a população, o Banco Mundial, a OECD, governos nacionais e instituições de pesquisas têm desenvolvido inúmeros estudos sobre este tema.
Tais estudos representam de  um lado um alerta a todos os governaos nacionais quanto aos desafios que o envelhecimento da população representa para o processo de desenvolvimento, o crescimento econômico, o Mercado de trabalho, o consumo, para os sistemas de saúde, de previdência e assistência social, para a educação, a mobilidade das pessoas e assim por diante.
De outro lado, tais estudos também oferecem as bases para que os governos nacionais e também internamente em cada pais os demais níveis como estados/provincias e as municipalidades possam  definir políticas públicas voltadas para o atendimento deste segmento demográfico que tem crescido e deverá crescer bem mais do que a média do crescimento populacional em geral de das demais faixas etárias.
Voltaremos a este tema oportunamente com outras reflexões e dados  estatísticos que permitem analisar mais os desdobramentos que o mesmo comporta.
JUACY DA SILVA, professor universitário, mestre em sociologia, colaborador de Hipernotícias. Email professor.juacy@yahoo.com.br Twitter@profjuacy  Blog www.professorjuacy.zip.net
 

Nenhum comentário: