domingo, 7 de abril de 2013


ASSASSINO INVISÍVEL E SILENCIOSO
JUACY   DA SILVA

O título deste artigo bem que poderia estar associado `a onda de criminalidade e violência que aterrorizam a população brasileira e de vários outros países onde a audácia dos bandidos, a impunidade e a leniência  das autoridades andam de braços dados.

Todavia, esta reflexão reporta-se ao tema escolhido neste ano (2013) para relembrar os 65 anos de surgimento da OMS (Organização Mundial da Saúde) no DIA MUNDIAL DA SAÚDE, que é comemorado neste domingo, dia 07 de Abril.

Para a OMS e os profissionais da saúde, enfim, para a população a HIPERTENSÃO ARTERIAL ou a chamada PRESSÃO ALTA é uma doença que surge, se desenvolve e ataca as pessoas sem aviso prévio, de forma silenciosa, invisível e cruel. O assunto é tão sério que a ONU chegou a realizar uma reunião de alta cúpula em 2011 para discutir o assunto e despertar os países para a gravidade da mesma.

Suas causas, consequências e os custos econômicos, financeiros, sociais e humanos são um  peso muito grande para as famílias e os países. Em decorrência a OMS  disponibiliza tanto para os Estados-membros quanto os profissionais da area da   saúde e a população em geral   um relatório sobre o “estado da arte” do tema, realizado em 2011. De forma semelhante o Forum Econômico Mundial em parceria com a Escola de Medicina da Universidade de Harvard (EUA) também realizaram um estudo para que todos possam ter orientações   de como lidar com este desafio.

Segundo tais estudos, nas últimas décadas tem havido um crescimento significativo da doença. Em 1980 eram 600 milhões de pessoas, em 2008 passou para 1,0  bilhão e em 2030 deverá ser mais de 1,1 bilhões, a menos que a mesma seja  prevenida, diagnosticada a tempo, controlada e tratada de forma adequada e correta, através de orientação e acompanhamento professional.

As mortes por doenças cardiovasculares no mundo atingiram 17 milhões em 2009, das quais 9,4 milhões (55,3%) foram decorrentes ou por influência direta da hipertensão arterial e suas complicações. Cabe ressaltar que 80% dessas mortes ocorreram nos países sub-desenvolvidos e emergentes, onde os sistemas de saúde pública e particular são extremamente deficientes, beirando o caos,  como no Brasil.

Os custos econômicos, financeiros e humanos decorrentes das doenças cardio-vasculares, incluindo da hipertensão arterial, tem crescido e deverão crescer de forma assustadora. Em 2010 foram de 863 bilhões de dólares; em 2020 serão de 957 bilhões e em 2030 atingirão 1,044 trilhões de dólares, ou seja, a média de 500  bilhões de dólares anuais, em torno de 4% do PIB de vários países, muito mais do que os mesmos investem em saúde.

Os principais fatores associados `a hipertensão arterial são: sedentarismo,  habitos alimentares incorretos, incluindo excesso de ingestão de sal e gordura, obesidade, tabagismo, alcoolismo,  diabetes, colesterol  elevado, excesso de cafeína, estresse e até mesmo influência genética. Resumindo, a hipertensão arterial é uma doença séria, perigosa que pode levar  `a morte, mas também pode ser  tratada e controlada através da mudança radical de hábitos e estilo de vida, medicamentos, acompanhamento e controle médido, desde que diagnosticada a tempo.

Lamentavelmente, tanto as pessoas quanto os sistemas de saúde pública e particular, principalmente nos países sub-desenvolvidos e emergentes não tem   dado a atenção e realizado as ações, princialmente preventivas e em educação para a saúde para que os custos e os resultados catastróficos sejam assunto superado.

Oxalá, não apenas no DIA MUNDIAL DA SAÚDE, mas ao longo do ano todo e por décadas seguidas a hipertensão arterial, demais doenças cardio-vasculares e outras mais que têm contribuido para muito sofrimento e mortes precoces sejam evitadas. O custo de prevenir e controlar qualquer doença é bem menor do que a falta de ação e o descaso com a saúde e a vida humana. Mas parece que os governantes e gestores públicos ainda não perceberam isso, para maior sofrimento do povo! Este descaso é um crime!

JUACY DA SILVA, professor universitário, fundador,  titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia, colaborador de vários veículos de comunicação. Email professor.juacy@yahoo.com.br Twitter@profjuacy Blog www.professorjuacy.blogspot.com

Nenhum comentário: