domingo, 14 de abril de 2013


DESAFIOS PARA O PAPA FRANCISCO
JUACY DA SILVA

Ao estabelecer novos caminhos para a Igreja Católica quando de sua escolha para Sumo Pontífice , o Papa Francisco tinha  e tem conhecimennto de que a Igreja Católica enfrenta sérios desafios tanto em sua estrutura interna (excesso de burocracia, falta de transparência, escândalos sexuais e financeiros, para mencionar apenas os mais graves) quanto a sua presença no mundo, incluindo a perda de fieis em relação a outras religiões não cristãs e o pentecostalismo e neo-pentencostalismo no contexto do cristianismo  e `as perseguições que os cristãos vem sofrendo em países dominados pelo islamismo, hinduismo, bundismo e outras crenças.

Na América Latina e Caribe em geral e particularmente no Brasil, considerado o país com a maior população católica do mundo, a Igreja vem sofrendo uma perda relativa frente ao crescimento do protestantismo (princialmente o neo-pentecostalismo)  quanto os espíritas, agnósticos e  ateus. Em alguns Estados a proporção de católicos ja caiu para pouco mais de 70%,  quando há meio século chegava a 90%.

A maior repercussão desta mudança do perfil religioso está refletida, por exemplo, no aumento da representação dos evangélicos nos parlamentos e nas estuturas de governo. O crescimento da chamada bancada evangélica tem gerado polêmicas e controvérsias no mundo politico, sendo que alguns partidos políticos já podem ser considerados como apêndices de igrejas ou grupos religiosos. Outro reflexo que também pode ser percebido é a presença avassaladora do neo-petencostalismo no mundo das comunicações,  principalmente na TV  onde o tele-evangelismo ocupa boa parte da grade horária dessas emissoras; o mesmo acontecendo com as radios AM. Esses canais passam a ser usados para o proselitismo religioso e muitas vezes para um verdadeiro estelionado religioso, onde os falsos milagres, frente ao sofriemento e privacidades  materiais do povo acabam por induzir incautos e pessoas simples, impossibilitadas de terem uma reflexão crítica em relação ao mundo que as cerca.

A importante revista TIMES que está circulando nesta semana aqui nos EUA  traz uma extensa matéria sobre o avanço do neopenteostalismo entre a população latina e seus descendentes de primeira e segunda gerações. A Igreja Católica é o maior agrupamento religioso nos EUA, quando consideradas as demais igrejas protestantes de forma indivualizada.

Os imigrantes latinos e seus descendentes apresentam um crescimento continuo há várias décadas. Em 2011 este grupo representava 17% da população total do país e as projeções demográficas indicam que em 2050 chegarão a 29% ou talvez até um terco (33%) da população Americana.

Oriunda de um continente em que a Igreja Católica sempre foi a religião dominante, 69%  da primeira geração de imigrantes latinos identificavam-se como católicos, este percental cai para 59% na segunda geração e apenas 40% na terceira geração.

A explicação para esta mudança de perfil religioso é baseada no processo de ascensão social (mobilidade social), aculturamento e na identificação com as novas realidades sociais e econômicas experimentadas por esse contigente populacional, principalmente em periodo de crise econômica e financeira, onde  a chamada “teologia” da prosperidade, base do neopentecostalismo, tem um apelo muito grande.

Em tempo de desemprego, desagregação familiar, violência, saúde mental e emocional abaladas, de falência financeira, perda de casa, as vezes fome, miséria, falta de acesso a serviços de saúde e outras carências materiais fica dificil para as pessoas escaparem das malhas de promessas milagrosas. Tudo de ruim que acontece com essas pessoas é interpretado como sendo obra do diabo, do maligno e a única tábua de salvação são essas novas igrejas, que por aqui também florescem de forma rápida. Enquanto isto a Igreja Católica ainda sofre os resquícios de vários casos de pedofilia que abalaram muito sua presença em várias regiões.

Como certeza um dos maiores desafios do Papa Francisco seja um reavivamento da fé e dos princípios do catolicismo em todos os países, principalmente naqueles onde a Igreja Católica foi maioria esmagadora e está correndo o risco de perder seu rebanho, incluindo Brasil, demais países da América Latina e Caribe e os EUA.

JUACY DA SILVA, professor universitário, fundador, titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia, colaborador de Hipernoticias e de outros veiculos de comunicação. Twitter@profjuacy Blog www.professorjuacy.blogspot.com Email professor.juacy@yahoo.com.br

Nenhum comentário: