quinta-feira, 12 de novembro de 2015


A VIRTUDE DA GRATIDÃO

JUACY DA SILVA

Em um mundo marcado pelo egoismo, pelo  descaso em  relaçao `as outras pessoas, pela falsidade, pelo  engodo, manipulação, pela mentira, pelas “amizades” superficiais e interesseiras, pela virtualidade enganosa, onde a “lei de Gerson” é a base de valores  imediatistas, sempre é bom a gente refletir sobre o sentido e  significado  desta virtude, tão pouco praticada ou quase fora de moda, que é a gratidão.

Nesta  reflexão me  vem `a mente uma passagem relatada na Bíblia  Sagrada que registra uma  estória/parábola interessante contada por Jesus  sobre a questão  da GRATIDÃO. É a estória dos  dez leprosos.

Indo o Mestre de Samaria para a Galiléia, ao passar por uma aldeia dez leprosos, que era a pior doença física e social de todos os tempos, correram  em sua direção mas não  se aproximaram  tanto devido os costumes e proibições em relação  a quem  sofria daquela  doença, que deviam se manter longe das demais pessoas,  e, aos gritos e lamentos, imploravam a Jesus que os curasse.

O Mestre compadecido e amoroso como eram duas de suas características,  disse-lhes…”ide  e apresentai-vos aos  sacerdotes”  e eles  assim o fizeram. Ao  caminharem  perceberam  que estavam curados. Um deles, então, decidiu  retornar para agradecer a Jesus.

Ao  ver este leproso que fora curado e vinha em sua direção, Jesus perguntou-lhe: “não  eram  dez? Onde estão os outros nove”. Isto demonstra que ainda hoje 90%  das pessoas que  recebem algum tipo de ajuda, de apoio, seja material, financeiro, moral ou até  mesmo espiritual são  tão  egoistas que jamais tem sequer  uma palavra de agradecimento. De seus dicionários não constam as expressões: MUITO OBRIGADO, valeu, voce me tirou do sufoco quando eu mais precisava e por isso sou-lhe grato ou grata.

Por isso existe um provérbio que diz…”faça o bem  e não  olhe a quem”.  Pessoas  que  cultivam virtudes  como justiça, solidariedade,  amor ao próximo, altruismo, sinceridade, lealdade,  jamais podem  esquecer  que existe também uma outra grande e importante virtude  que é a GRATIDÃO.

Todavia, essa virtude precisa ser  cultivada e cuidada como  uma plantinha, desde nossa infância, para que quando chegamos  a idade adulta possamos praticá-la como algo corriqueiro  em nosso dia-a-dia. Gratidão ajuda a construir relações  de amizade sincera e de amor verdadeiro, não meras  palavras vazias para impressionarem com quem mantemos contato, virtual ou real.

Por ultimo,  gostaria de fazer  referência  a uma outra  estoria que escutei de uma pessoa referindo-se  como foi importante uma ajuda financeira que  recebeu em meio a um problema difícil que  estava passando  de um amigo recente, quase desconhecido que veio  em seu apoio, tirando-a do sufoco.

Essa pessoa disse a outra que havia lhe ajudado: “Eu não me canso e jamais deixarei de  reconhecer e agradecer o que voce fez por mim no momento em que eu mais precisava, quando eu estava no maior sufoco, quando  eu desesperada pedia por socorro, e a maioria de meus amigos e amigas viraram as costas. Voce me ajudou, por isso sou-lhe muito e eternamnte grata”

Esta é  uma atitude digna de registro, apesar de representar exatamente igual aquele único leprozo  que  voltou para agradecer a Jesus, enquanto os outros nove  rapidamente esqueceram  de agradecer. Existem muito mais casos de falta de Gratidão  do que de pessoas que agradecem  a quem lhes ajudam  ou apoiam.

Talvez  a vida, em novos momentos de dificuldades e sufoco, acabe sensibilizando essas pessoas que não costumam praticar  ou cultivar  a virtude da gratidão. E voce, caro leitor ou leitora,  como anda em termos da prática da gratidão? Faça um exame em sua consciência e responda a si próprio ou própria. Talvez voce  tenha  recebido algo  e tenha  se esquecido ou esquecida de dizer muito obrigado, muito obrigada meu amigo, minha amiga.

Pense  nisso. O mundo seria muito mais belo se todos nós praticassemos esta virtudade que se chama Gratidão, vale a pena tentar, comece  hoje mesmo. Se voce recebeu apoio, compreeensão, atencão,solidariedade e ,por alguma razão, não  tenha agradecido ou agradecida,  ainda é tempo de corrigir esta falha  e restabelecer pontes que possam ter sido danificadas. Gratidão  está para uma amizade  verdadeira como alimento está para uma pessoa faminta.

JUACY DA SILVA, professor universitário, fundador, titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia, articulista de  jornais, sites e blogs. Email professor.juacy@yahoo.com.br Blog www.professorjuacy.blogspot.com Twitter@profjuacy

Nenhum comentário: