quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013


A “NOVA” DOUTRINA OBAMA

JUACY DA SILVA
Na última terça feira o Presidente Obama dirigiu-se ao Congresso Americano, `a população do país em geral e também aos demais países quando de sua apresentação sobre o Estado da União, quando é feito um balanço da situação nacional e os desafios que são visualizados em um futuro próximo ou décadas `a frente.
Ao ser reeleito e empossado para um segundo mandato OBAMA, tanto durante a campanha eleitoral quanto no discurso de posse e em seu círculo mais restrito vai expondo suas idéias que na verdade reresentam o seu diagnostico pessoal e também os aportes de seus auxiliaries diretos em relação aos grandes temas que afetam diretamente os interesses e objetivos nacionais do país.
Além do diagnóstico, que representa uma avaliação da conjuntura e do poder nacional com os respectivos meios de que dispõe para enfrentar e vencer os desafios que se apresentam, cabe ao Presidente, que também é o Comandante-em-chefe das Forças Armadas, as mais ponderosas do mundo, estabelecer as suas grandes diretrizes políticas e estratégicas, as quais devem orientar as ações de todos os setores do governo.
Tais definições e estratégias passam a representar o que é chamada de Doutrina, um conjunto de princípios, valores e compromissos que devem ser atualizados permanentemente `a medida que a conjuntura se altere. Doutrina, neste sentido não é uma camisa de força mas sim uma bússula para orientar as ações do governo.
Como se trata de um segundo mandato, com certeza foi feito e deverá ser realizada uma re-avaliação dos desafios enfrentados durante o primeiro mandato, os métodos utilizados e os resultados aalcançados, incluindo os erros e fracassos.  Assim podemos denominar que com o segundo mantado o governo deverá  se balizar em uma “nova”  doutrina ou seja, uma revisão de tudo o que foi realizado e as mudanças que devem ser imprimidas na nova gestão.
Os grandes temas abordados por Obama em seu pronunciamento ao Congresso foram: a) Economia,com destaque para a criação de empregos; o controle orçamentário, com redução do deficit e a reforma fiscal;  ênfase no crescimento da indústria, aliado ao desenvolvimento da ciência e tecnologia e a inovação, a  plena recuperação do mercado imobiliário, os incentivos e treinamento de mão-de-obra.
b) Energia, com ênfase na independência energética e redução da dependência de fontes externas e o desenvolvimento de fontes alternativas e de energia limpa e renovável, incluindo maior eficiência em todos os setores da economia e da sociedade.
c) Educação, como um setor estratégico de longo prazo, com ênfase `a qualidade e a cobertura universal da educação infantil, melhoria da qualidade do ensino fundamental e médio, e também um  reforço substancial ao ensino superior, como mecanismo para aumentar a competividade da mão-de-obra, novas invenções e permitir que os EUA continuem sempre `a frente das grandes transformações científicas e tecnológicas.
Em relação `a política externa e `a segurança nacional a ênfase foi no combate a todas as formas e grupos terroristas, o fim da Guerra no Afeganistão e a retirada das tropas americanas daquele país até final de 2014; a condenação da proliferação de armas nucleares, com destaque para os riscos que os programas nucleares do Iran e Coréia do Norte representam não apenas para os EUA como principalmente para a maior parte da Ásia.
Outras questões importantes apresentadas foram: reforma imigratória, combate `a violência e controle de vendas de armas de fogo e a segurança e defesa cibernética, como uma  séria ameaça  deste início de século. Finalmente, mencionou a importância da continuidade da reforma da saúde, da recuperação da infraestrutura de transportes do país.
Obama convocou uma verdadeira cruzada para o fortalecimento da classe média, a redução da pobreza e da concentração de renda e propos um aumento substancial do salário mínimo  que passará para nove dólares por hora.
JUACY DA SILVA, professor universitário,UFMT, mestre em sociologia, colaborador/articulista de A Gazeta. Email professor.juacy@yahoo.com.br  Blog www.professorjuacy.blogspot.com

Nenhum comentário: