quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013


TURISMO E DESENVOLVIMENTO

JUACY DA SILVA

A medida que as pessoas passam a viver mais, principalmente depois que se aposentam e as rendas individual e familiar aumentam, fatores  esses aliados a meios de transporte mais rápidos e eficientes e outras condições  como segurança pública,  recursos humanos mais qualificados  o turismo cresce , em vários países, bem acima das taxas médias de crescimento da economia em geral.

O turismo é um fator importante para o crescimento das diversas regiões e dos países em geral. No caso do turismo interno, na verdade, é como em  uma família, ou seja, a renda acaba sendo transferida de uma parte para outra sem afetar de forma significativa o tamanho do bolo. Mas do ponto de vista local, estadual ou regional passa a ser um fator que dinamiza a economia e cria oportunidades de emprego e de  renda.

Todavia, o turismo internacional é que de fato pode contribuir de forma significativa para o crescimento do PIB de um país pois ao atrair milhões de visitantes a cada ano e criar condiçoes para que esses turistas  decidam ficar mais tempo e voltarem novamente, alguns todos os anos, tal processo contribui para o aporte de bilhões de dólares à economia nacional e também `as economias regionais e locais.

O turismo internacional é um dos setores que mais tem crescido  tanto em termos de número de turistas quanto dos gastos que cada turista realiza nos destinos visitados, além do aumento do tempo de duração que tais turistas ficam nos países visitados.

Segundo dados da Organização Mundial do Turismo, uma agência especializada  da ONU para  este setor, em 1950  o número de turistas internacionais foi de 25 milhões, em 1980 passou  277 milhões, 1990  para 435 milhões; em 2000  para 675 milhões; em 2010 para 940  milhões; em 2011 para 983 mlhões e em 2012 ultrapassou 1,05  bilhões de pessoas. As projeções indicam que em 2030 serão 1,8 bilhões de turistas viajando pelo mundo afora.

Mesmo em meio `a crise que abate sobre a economia mundial, afetando os países desenvolvidos da Europa, EUA, Canadá e Japão o turismo foi o setor que praticamente não sofreu com a crise e conseguiu crescer em média 3,3% ao ano durante os últimos quatro anos. Em alguns países como a China, India, Turquia, Indonésia, Coréia do Sul e outros tigres asiáticos o ritmo de crescimento foi acima de 5 %  chegando em alguns casos até a mais de 10%  ano ano.

Em 2010 os principais destinos do turismo intenacional foram: a) Europa 51,3%; b) Ásia/pacifico 22,1%; c) Américas 15,9%;  d) África  5,1%; e) Oriente Médio 5,6%.  A América do Sul foi o destino de apenas 2,6% do total de turistas internacionais.

O Brasil, apesar de ser  classificado como o país número um em termos de recursos naturais e estar se preparando para dois grandes eventos esportivos, a Copa da FIFA em 2014 e as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016,  continua ruim na foto. No ranking elaborado pelo Forum Econômico Mundial em relação ao turismo nosso país ocupava a 38a  posição em 2008  e caiu para a 40a posição em 2010, ficando em 7a posição no contexto do continente Americano e Caribe.

Quando o ranking  geral é detalhado em relação aos rankings setoriais  podemos ver que ainda estamos muito longe de transformar nosso país em uma potência turistica internacional. No aspecto de segurança pública o Brasil está na 75a posicção, entre o 141 países que integram o relatório da OECD; no aspecto  das políticas públicas e regulação do setor estamos na 114a posição;  na infra-estrutura do turismo em geral nossa posição é 76a; no transporte  terrestre e infra-estrutura rodoviária caimos para 116a; no item preços e custos para os turistas 114a, em recursos humanos ligados ao turismo  ostentamos a 70a. posição e, finalmente, a avaliação do turismo como prioridade nas políticas públicas o Brasil está na 108a posição.

Enfim, apesar dos discursos, dos “planos e programas” dos governos federal, estaudais e municipais,  quando confrontados com essa realidade apresentada por diversos organismos especializados, fica fácil entender porque milhões de turistas escolhem outros países em lugar do Brasil para viajarem e desfutarem dessas oportunidades de lazer e negócios. Será  que nossos governantes não percebem esta realidade? Ou tudo não passa e um grande circo politico?

JUACY DA SILVA, professor universitário, UFMT, mestre em sociologia, colaborador/articulista de A Gazeta. Email professor.juacy@yahoo.com.br Blog www.professorjuacy.blogspot.com Twitter@profjuacy

Nenhum comentário: