sexta-feira, 22 de março de 2013


DIA MUNDIAL  DA ÁGUA 2013
JUACY DA SILVA

O Dia mundial da água surgiu em decorrência de uma recomendação aprovada na Conferência do meio ambiente e desenvolvimennto da ONU, realizada em 1992,no  Rio de Janeiro (a ECO 92) e passou a ser comemorado no dia 22 de março a partir de 1993, por aprovação da Assembléia Geral  das Nações Unidas.

A cada ano é escolhido um tema em torno do qual as comemorações devem ocorrer. Em 2013, além do dia mundial da água também é marcado como o  Ano Internacional para a cooperação pela água  e a coordenação está a cargo da UNESCO, em colaboração com outras agências especializadas da ONU como a UNECE, UNDESA e outras mais.

O dia mundial da água é uma forma de despertar as pessoas, os governos nacionais, regionais e locais, o emresariado, as organizações não governamentais, enfim, a opinião pública em todas as partes do mundo sobre a importância da água para a sobrevivência, o bem-estar da população e também para o desenvolvimento econômico e social dos países.

Tendo em vista que existem no mundo 276 rios e bacias hidrográficas internacionais, envolvendo 148  países, sendo 64 na África; 60 na Ásia; 68 na Europa; 46 na América do Norte e Central e 38 na América do Sul, o uso da água pelos diferentes países tem sido e poderá ser motivo de sérios conflitos e até mesmo guerras no futuro relacionadas com a questão da água, como um recurso escasso e estratégico, muito mais do que o petróleo e outros minerais na atualidade.

Diversos países, situados a montante dos rios e bacias internacionais, princialmente os mais desenvolvidos e que dispõem de tecnologia e capital teimam em usar a água segundo seus objetivos e interesses nacionais e acabam prejudicando seriamente os países a juzante, contribuindo para o surgimento dos conflitos referidos.

Talvez antevendo o agravamento de tais conlflitos, que também podem ocorrer internamente  em países envolvendo estados, municípios ou grupos de interesses diversos  como produtores rurais e comunidades urbanas, ou entre grandes produtores rurais e comunidades ribeirinhas ou até mesmo entre empresas hidrelétricas e comunidades afetadas por barragens, a ONU estabeleceu que 2013 deve ser o ano para aprofundar tais discussões.  Nesta ótica a cooperação e o respeito  pelos  interesses dos vários grupos envolvidos é a unica forma de evitar o surgimento e agravamento dos conflitos, ou seja, a água não pode ser vista como propriedade privada de uma pessoa, grupo, entidade, empresa  ou até mesmo países, mas sim um bem universal ou bem-comum, e,portanto direito de todos!

Segundo vários estudos especializados neste setor o acesso e uso da água ao redor do mundo enfrenta inúmeros problemas e desafios a começar pelo aumento populacional mundial e de alguns países e regiões/localidades em particular, a escassez , o desperdício e degradação das fontes, como rios, lagos, e até mesmo os oceanos e também o crescimento econômico que pressiona por maiores quantidades de água para o processo produtivo, princialmente quando usada de forma irracional e com tecnologias ultrapassadas.

Alguns numeros relacionados com a questão da água  são estarrecedores e merecem uma reflexão mais profunda neste dia:  783 milhões de pessoas não  tem acesso á água potável de qualidade; 2,5 bilhões não têm acesso a esgotamento sanitário; 7 milhões morrem a cada ano vítimas de doenças relacionados com a qualidade da água e do saneamento básico e 85% da população mundial em 2050 poderão ser afetadas pela escassez da água. Para produzir um 1 kg de carne são necessários 15 mil litros de água; 1 kg de arroz 3.500 litros de água e um copo de café 140 litros deste precioso liquido.

O momento de pensar sobre o futuro, o que vamos deixar para as próximas gerações é agora, amanhã  poderá se tarde demais. Oxalá a população e nossos governantes reflitam melhor sobre esses desafios!

JUACY DA SILVA,professor universitário, UFMT, mestre em sociologia, colaborador/articulista de A Gazeta há mais de 18 anos e de outros veículos de comunicação. Email professor.juacy@yahoo.com.br Twitter@profjuacy  Blog www.professorjuacy.blogspot.com

 

Nenhum comentário: