quinta-feira, 21 de março de 2013


DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL

JUACY DA SILVA

HOJE, 21 DE MARÇO É O DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA A DISCRIMINACAO RACIAL!

Esta data foi estabelecida pela ONU para relembrar o massacre ocorrido no dia 21 de marçode 1960, em Joanesburgo, na Afica do Sul. Mais de 20 mil pessoas protestavam pacificamente contra a Lei do Passe, que exigia que a população negra e mestiça tinha que usar um cartão onde constava o endereço e onde costumava ir, essa era uma das formas do APARTHEID usada pelos brancos e governo racista para controlar a maioria negra e “assemelhada”, quando foram atacadas, convarde, violenta e sangrentamente, pela policia que defendia o regime racista do pais matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Em homenagem a essas vitimas a ONU estabeleceu esta data.

Mesmo tendo se passado mais de meio século (hoje 53 anos), a discriminação racial e outras formas de discriminação e intolerância ainda estão presentes em todos os paises, inclusive em nosso Brasil, onde minorias são tratadas como pessoas de segunda categoria seja pela cor da pele, pela origem étnica e racial, pela condição econômica ( os pobres e miseráveis), orientação sexual, gênero, deficiências, padrão de beleza estabelecido pelos grupos dominantes ou por opção filosófica, política, ideológica, religiosa ou qualquer outra razão.


É um absurdo que tais formas de comportamentos, atitudes e ações ainda estejam presentes mundo afora e em nosso país. Ja passou da hora para que todos os seres humanos sejam tratados com dignidade e respeito! Nao basta a existência de leis que só existem no papel, precisamos dar um basta a conivencia institucional e a impunidade, nesta e em tantas outras áreas no Brasil.

Discriminação racial ou qualquer outra forma de discriminaçao ou preconceito é crime e como tal devem ser tratados, impondo aos poderes constiuidos, principalmente ao Ministério Público, `as Defensorias úblicas e `a Justiça punirem de forma efetiva tais crimes. A impunidade e o silêncio tem sido os grandes aliados para este crime hedionddo que ainda continua sendo praticado abertamente no Brasil e em tantos outros paises!.


Quem achar que pode contribuir para esta luta, escreva alguma coisa, dialogue com outras pessoas ou repasse esta reflexao!

JUACY DA SILVA, professor universitário, UFMT, mestre em sociologia,colaboradorde diversos veiculos de comunicação. Twitter@profjuacy Email professor.juacy@yahoo.com.br  Blog www.professorjuacy.blogspot.com

 

Nenhum comentário: