terça-feira, 23 de julho de 2013


FRANCISCO CHEGOU, COM  HUMILDADE E SBEDORIA!

JUACY DA SILVA

Depois de uma longa e cansativa viagem Francisco, o Papa dos pobres e das transformações que começam a ser sentidas na Igreja Católica e que deverão marcar seu pontificado, chegou ao Rio de Janeiro, em meio a muita alegria e esperanças, não apenas para a juventude de mais de uma centena de países que o espera na cidade maravilhosa, mas também para bilhões de pessoas que ao redor do mundo aspiram por justiça, desenvolvimento e respeito `a dignidade humana.

Sempre simpático, amável, alegre, sorridente e ávido por um contato direto com o povo, pessoas de todas as idades, que nas ruas se acotovelavam para aproximar-se do Sumo Pontífice, chegando quase a impedir que seu veículo pudesse trafegar. Mesmo em meio a um trânsito caótico do Rio de Janeiro, Francisco continuou todo o trajeto do aeroporto até a Catedral Metropolitana com a janela do carro aberta, permitindo que as pessoas acenassem ou até mesmo o tocassem, sem jamais demonstrar medo, como os agentes de segurança as vezes davam sinais de que algo de ruim pudesse acontecer ao Santo Padre.

De “papa móvel”, também aberto, sem vidros blindados, escurecidos como os veículos de nossas autoridades que sempre parecem temer o povo, os eleitores e contribuintes e trafegam em altavelocidade com enorme alarde, Francisco fez um pequeno percurso da Catedral Metropolitana até ao Teatro Municipal e Cinelândia, palco de grandes maniestações populares recentes, quando uma massa quase enfurecida exigia o fim da corrupção e da gastança dos Governos Federal, Estadual e Municipal e serviços públicos de qualidade.

Ontem, a multidão que se juntou ao longo do trajeto percorrido por Francisco, estava em júbilo,  imbuida de amor, euforia, esperança e carinho, demonstrando que aspira por algo diferente do que lhe é dispensado por governantes insensíveis, demagogos, corruptos e ineficientes.

A diferença marcante entre esses dois estilos de relacionar-se com o povo foi percebida quando da solenidade oficial das boas vindas ocorrida no Palácio da Guanabara, séde do Governo Estadual, onde a Presidente Dilma fez um longo discurso, que mais parecia um balanço de seu governo em busca da reeleição e Francisco, com humildade e sabedoria tocou profundamente no coração, na alma e na mente não apenas das autoridades presentes, mas em milhões de telespectadores no Brasil e em diversas outras nações que puderam ouvir palavras simples mas carregadas de significado e profundidade.

Sua primeira frase é emblemática, de forma humilde pediu licença para bater na porta do coração de cada pessoa que o ouvia e ali pudesse depositar a esperança, a sabedoria e os valores éticos e de solidariedade, tão ausentes e carentes em diversos corações, principalmente de nossas autoridades que fazem da luxúria, da prepotência, dos privilégios, do nepotismo, do desperezo pelos excluídos e pela ausência de ética em suas ações políticas.

Tenho certeza que Francisco apontou para todos, autoridades públicas, para o Clero , religiosos, religiosas, leigos, leigos e principalmente para a juventude que , mesmo em meio a tanta injustiça, sofrimento, preconceito, materialismo, consumismo, corrupção e violência ainda podemos sonhar com um mundo melhor, começando por uma mudança profunda de valores,  atitudes, ações e forma de viver e de relcionamento humano.

Ao longo desta semana, com certeza, Francisco ainda vai surpreender muito em suas ações e pronunciamentos, sempre com muita humildade e grande sabedoria. É a Igreja que se renova e se transforma para poder ajudar a transformar as pessoas, as nações e o mundo. Esta é sua missão profética e Francisco é seu Pastor, que zela pelo seu rebanho com amor e carinho! Seja benvindo Francisco, o povo brasileiro, principalmente a juventude e as massas excluídas depositam muita esperança e confiança em seu pontificado!

JUACY DA SILVA, professor universitário, fundador, titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia, fundador e primeiro presidente da CARITAS ARQUIDIOCESANA DE CUIABA. Email professor.juacy@yahoo.com.br Blog www.professorjuacy.blogspot.com Twitter@profjuacy

Nenhum comentário: