sábado, 20 de setembro de 2014


ELEIÇÕES 2014: MEDIOCRIDADE E INFÂMIAS

JUACY  DA SILVA

Estão  faltando apenas 16 dias  para o primeiro turno das eleições gerais deste ano. Tudo leva a  crer  que a  decisão sobre  quem deverá  ser a próxima  Presidente da República deverá ocorrer no segundo turno, provavelmente  entre MARINA SILVA e Dilma. Mesmo que o candidato tucano tenha  recuperado alguns pontos conforme as últimas pesquisas, parece muito remota a possibilidade de o mesmo chegar ao  segundo turno.
Conforme todas  as pesquisas das últimas semanas  e as mais  recentes desta  também , existe  uma  grande possibilidade de que MARINA SILVA seja a vencedora, atendendo as expectativas de mudança  por parte de mais de 75% da população brasileira, que anseia por um novo governo  que seja mais eficiente, mais transparente, que recoloque o Brasil no caminho de crescimento econômico, com inflação controlada, com serviços públicos de qualidade, com sustentabilidade ambiental, com ética, onde a corrupção seja banida  e os assaltos aos cofres públicos sejam punidos com os rigores da Lei, acabando com a criminalidade de colarinho branco e com as quadrilhas que infestam  a administração pública,  evitando o aparelhamento do Estado brasileiro.

Desde que Marina Silva  foi indicada candidata a Presidente,  em substituição a Eduardo Campos,  morto em uma tragédia aérea, pela coligacao UNIDOS PELO BRASIL, integrada pelo PSB, PPS, PHS, PSL, PPL, PRP e pela  Rede  e se tornou o fato novo e fenômeno politico eleitoral, quebrando a polarização que até então existia, como de resto existe há mais de 20 anos, na disputa eleitoral, a mesma passa a sofrer toda sorte de mentiras, boatos, meias  verdade, calúnias e infâmias por parte dos Candidatos Dilma e Aécio.

O objetivo do PT, de Lula , de Dilma e seus aliados tem sido a tentativa de “descontruir” a imagem e o discurso de  Marina, para que possa  haver  uma  grande  vantagem no primeiro turno a favor da candidata da situação. Enquanto isso, o objetio dos tucanos e seus aliados  é tentar reverter a vantagem de Marina e recolocar Aécio em segundo lugar, conforme as pesquisas indicavam  há pouco mais de um mes.

Para  tanto, ambos os candidatos e seus seguidores, não titubeiam em mentir para a população, ora “carimbando” Marina  como uma pessoa inexperiente e despreparada  para o exercício da Presidência; ora tentando ridicularizar a imagem da candidata, sua origem pobre, evanélica e negra e o conteúdo de seu programa de governo, tentado  demonstrar contradições em seu discurso e por ai afora. Mas  essas  táticas não tem surtido efeito, a população continua entusiasmada com Marina.

Todavia, tanto os tucanos quanto Dilma, até o momento ainda não  detalharam suas propostas, seus planos de governo e o que pretendem fazer  para que o país retome o caminho do desenvolvimento, com justiça, com sustentabilidade, com ética , com transparência e com eficiência, que são  as propostas de Marina.

O atual governo não  tem demonstrado competência para encarar e vencer os grandes desafios nacionais. Em todos os setores da vida pública os resultados das políticas públicas são pífios, a começar pelos indicadores econômicos, além de estar maculado por sucessivas denúncias de corrupção, cujos símbolos maiores são o MENSALÃO  e as NEGOCIATAS  na Petrobras, ambos ocorridos nos governos de Lula e de Dilma, demonstrando o envolvimento de integrantes  do primeiro e segundo escalão do Governo.

Vários dos dirigentes e poderosos integrantes da cúpula do PT e do Governo Lula/Dilma  estão em prisões e penitenciárias  no Brasil ou até  mesmo no exterior. Como um Presidente  ou uma Presidente da República pode eximir-se da reponsbilidade por ter em seu governo ministros e dirigentes de Estatais que participam de quadrilhas de colarinho branco e ainda desejarem continuar dirigindo o país?

O mais recente espetáculo deprimente onde  o exPresidente Lula aparece em meio a pelegos sindicais no Rio de Janeiro com o intuito de “defender o pré-sal” que, em tese estaria ameaçado por  uma vitória de Marina, sem sequer tocar nos escândalos de corrupção na Petrobrás é a mais pura forma de tentar manipular a opinião pública e não  responder `as acusações de corrupção na Estatal. Isto sim está  destruido não apenas  a Petrobrás  como  também a imagem do Brasil interna e externamente.

O dia da verdade está chegando, com certeza no segundo turno, os  eleitores que no primeiro votarem em outros candidatos que ficarem pelo caminho irão ter MARINA com sua opção para conduzir o Brasil rumo a uma nova  etapa de de  seu desenvolvimento.

JUACY DA  SILVA,  professor  universitário, titular e aposentado UFMT, mestre  em sociologia. Articulista de A Gazeta. Email professor.juacy@yahoo.com.br  Twitter@profjuacy  Blog  www.professorjuacy.blogspot.com

Nenhum comentário: