quinta-feira, 4 de setembro de 2014

MARINA  RUMO A VITÓRIA



JUACY DA SILVA


Por mais que as forças governistas e seus protegidos no meio empresarial, inclusive grandes grupos de comunicação e outros setores alinhados com os governos Lula/Dilma e FHC tentem  desqualificar ou desconstruir  a imagem e a candidatura de MARINA SILVA, parece que o povo brasileiro já compreendeu que o Brasil precisa de mudanças profundas e significativas, a começar  pelo jeito de se fazer política,  na gestão pública e na visão de futuro.


Depois de oito anos de FHC e de neo-liberalismo Tucano  e mais doze anos dos governos Lula/Dilma, onde a corrupção, a mediocridade, o assistencialismo, o paternalismo, a demagogia  estiveram  sempre entrelaçados com uma  certa dose de autoritarismo e manipulação, muita coisa precisa mudar.


São duas décadas e dois modelos que já  estão esgotados. Os problemas que  afligem a população continuam mais graves a cada dia. O caos na saúde pública,  a  baixa qualidade de nossa educação, a  degradação ambiental, a  falta de saneamento básico, a  escalada da violência, o rombo  na Previdência social, a precariedade de nossa infra-esrutura que  representa  um pesado fardo para a economia, a volta da inflação, o aumento acelerado da  dívida pública, as altas taxas de juros ,entre as maiores do mundo,  a desindustrialização e a perda da competitividade do Brasil no contexto internacional, tudo isto acaba sendo um pesado fardo que o povo brasileiro tem que carregar na forma de uma das maiores cargas tributárias do planeta e serviços públicos iguais  ou piores do que países pobres  em vários continentes.


A mediocredidade da gestão pública que se reflete  em  obras paralisadas, com baixa qualidade e com sobre-prêço, dando margens a formas disfarçadas  de corrupção, conforme relatórios de CPIs e auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU), além  do aparelhamento do Estado, tanto da administração pública direta quanto das Estatais demonstram  que se não houver mudança de governantes, de partidos, de grupos que se aboletaram nas estruturas do poder para se locupletarem e  favorecerem  interesses excusos, deixando o povo marginalizado  e enganado, o Brasil caminhará  a passos largos para conflitos sociais de maior intensidade do que os presenciados nos últimos  dois out tres anos. 


Sob o comando do atual governo estamos caminhando de forma inexorável  para situações como as que já vivem países que escolheram  este tipo de governo  como a Venezuela e Argentina em nosso continente  ou para conflitos sociais violentos como os que ocorreram  e ainda acontecem na atualidade em países Africanos ou do Oriente Médio.


A hora de mudar  é agora   e o melhor caminho não é a volta do passado recente com o neo-libralismotucano e nem a permanência de um governo que em doze anos , mesmo com maioria absoluta no Congresso Nacional e com mais de doze partidos como base política poucas mudanças de fato conseguiu realizar,  a não ser proteger grupos  econômicos que mamam nas  tetas do Governo, diga-se BNDES e outros bancos e programas oficiais, ou de verdadeiras quadrilhas que se instalaram nas entranhas do poder, conforme constantes denúncias de corrupção  envolvendo altos escalões da administração pública. Os dois maiores  exemplos são o MENSALÃO e as negociatas na PETROBRÁS, além de outros menos significativos.


Neste  contexto é que surge  ou melhor, ressurge a candidatura de MARINA SILVA, após a morte trágica de Eduardo Campos.  Mulher de fibra, lutadora, oriunda de verdade da  classe traballhadora, serigueira na Amazônia,  ativista em defesa do meio ambiente, carismática, ancorada em valores éticos e princípios cristãos, representa  uma esperança para o povo brasileiro, cansado de ser enganado pelas velhas raposas que fazem  da política um meio para continuarem mamando nas tetas do tesouro, distraindo o povo com suas mentiras, demagogias e forma  aviltada de manipular a opinião pública.


AGORA É MARINA, AGORA  É 40, por  uma nova forma de  fazer  política e por um novo modelo de desenvolvimento, com justiça, com ética, com competência, com sustentabilidade e com transparência. Talvez por tudo isso é que os corruptos, os aproveitadores,  os demagogos,  os atuais e antigos donos do poder e seus apoiadores estão  com medo de MARINA.


A MUDANÇA É PRA VALER, para que o povo possa  ser, de fato, protagonista  de seu próprio futuro e dos destinos de nosso país!  Para maiores informações sobre o que representa esta  candidata que revolucionou a mesmice que dominava o cenário politico e eleitoral há menos de um mes, sugiro que acesse o link  http://marinasilva.org.br  onde podem ser encontrados informações e, inclusive, seu programa de governo!


JUACY DA SILVA, professor universitário, titular e aposentado UFMT, mestre  em sociologia. Email professor.juacy@yahoo.com.br  Blog  www.professorjuacy.blogspot.com Twitter@profjuacy































































































































































































































































































Nenhum comentário: