sexta-feira, 29 de agosto de 2014


ESPERANÇA RENOVADA

JUACY DA SILVA

Há menos de um mes  parecia que tudo  estava consumado. Mesmo que as pesquisas de opinião pública demonstrassem que havia  uma  grande possibilidade das eleições presidenciais serem decididas em um segundo turno, mesmo assim, parecia que o povo brasileiro seria obrigado a aguentar mais quatro anos de Dilma, do PT e seus aliados.

Os prognósticos econômicos , sociais e políticos também  indicavam que o Brasil sob Dilma estaria  fadado a caminhar a passos largos para  o  agravamento de uma crise que vem sendo gestada  desde o início de seu governo. Os indicadores econômicos  como inflação, endividamento público, baixo  crescimento do PIB, desindustrialização   fariam parte de uma crise de governabilidade onde a corrupção, o caos na saúde, o  rombo da previdência, a  deterioração da educação, a degradação ambiental,  o aumento da violência e o sucateamento da infra-estrutura poderiam conduzir o País para um caos social, com o aumento da insatisfação popular. Neste rítmo em pouco tempo o  Brasil  estaria ao lado da Venezuela, da Argentina e de outros países que trilharam  este mesmo caminho nas últimas  décadas.

Até o fatídico 13 de Agosto, quando, de forma trágica, Eduardo Campos  teve  sua  vida ceifada,  este era o quadro politico e eleitoral em nosso país. Quis o acaso ou o destino que em seu lugar ressurgisse MARINA SILVA, mulher guerreira, carismática, com idíeas renovadoras em sua cabeca,  escudadas em princípios éticos e o compromisso  de provocar  uma grande mudança em nosso país, deixando para traz duas experiências já superadas: o neo-liberalismo Tucano e o assistêcialismo demagógico populista e medíocre do PT e de seus aliados.

Em duas  semanas, as pesquias, primeiro do Data Folha   e a mais recente do IBOPE demonstraram que o povo  brasileiro renovou suas  eperanças e que Marina Silva pode e vai derrotar  as duas candidaturas que  estavam  polarizando o expectro politico e eleitoral  e ao mesmo tempo passou a ser o porto seguro para milhões  de eleitores que, já desiludidos com o cenário politico, indicavam que iriam votar em branco, não sabiam em quem votar, ante terem  que escolher entre candidatos ruins  e milhões que iriam anular seu votos.

Este contingente  representava  35% do eleitorado  ou seja,  49,9 milhões de eleitores  e  agora  representam pouco mais de 13%. De acordo com os dados da pesquisa do IBOPE desta semana, Dilma perdeu 4%,caiu de 38% para 34%; Aécio também  caiu 4%,  de 23% para 19%, e  até  mesmo  o Pastor Everaldo perdeu 2%, caindo de 3% para 1%. No total os tres candidatos perderam 10%, ou seja, 14,3milhões  de eleitores devem ter migrado para Marina, além dos 18% que  antes  estavam indefinidos. Isto  ajuda a  entender  como Marina chegou a 29% das intenções de votos, ante os 9% que preferiam  Eduardo Campos há aproximadamente  um mês.

A simulação de um segundo turno tanto na pesquisa do Data Folha quanto agora do IBOPE  demonstram que a esperança foi renovada para  millhões de brasileiros razão pela qual Marina  Silva  deve  vencer Dilma por mais de 10%, podendo chegar  a  uma  diferença maior no segundo turno, para  desespero dos atuais e antigos donos do poder.

O desempenho de Marina   no debate realizado na última terça  feira pela Rede Band, jogou  por terra as  tentativas de “desconstrução” de sua imagem  como inexperiente, agressiva, radical, com pouco conhecimento da realidade  brasileira. Para diversos analistas brasileiros  e  internacionais seu desempenho foi bem superior aos demais candidatos e, tudo leva  a crer que com sua exposição  no horário politico gratuito, viagens  pelos Estados, debates  e entrevistas em diversos locais e nas  redes de comunicação, principalmente  na TV, poderá aproximar-se  mais ainda dos eleitores e apresentar sua proposta de um novo  modelo de desenvolvimento, com  transparência, justiça social, sustentabilidade ambiental e uma visão estratégica de futuro

Neste  sentido sua frase de que “o Brasil não precisa  de uma ou um gerente, mas  sim de um ou uma Estadista” , que saiba enfrentar os desafios e apresentar as saídas para a crise que angustia e dilacera o país e o povo brasileiro é mais do que um rumo a  seguir é a  certeza de que tem todas as qualificações para o exercício  pleno da Presidência da República!

Adendo: Os  resultados  da pesquisa  do DATA  FOLHA,  divulgados na  tarde desta  sexta feira, 29/08/2014,indicam emptate tecnico entre MARINA  SILVA E DILMA,deixando Aécio Neves  em  um longiquo  terceiro lugar.

Marina  subiu dez  pontos, Dilma perdeu quatro e  estão empatadas com 34%  e Aécio Neves  caiu  quatro pontos para 15%. As  simulações de um segundo turno  MARINA  SILVA  teria 50% dos votos contra 40% para Dilma, antes era 47%  a  43%, a diferença a  favor de MARINA SILVA  passou de 4%  para 10%.

Agora  é MARINA SILVA  NA  CABEÇA!  A Hora de mudar é agora!  VAMOS  QUE  VAMOS!

JUACY DA SILVA,  professor  universitário, Titular  e aposentado UFMT,  mestre  em sociologia,  articulista de A Gazeta.  Email  professor.juacy@yahoo.com.br  Blog www.professorjuacy.blogspot.com Twitter@profjuacy

Nenhum comentário: