sexta-feira, 26 de setembro de 2014



PASSADO, PRESENTE E FUTURO II
JUACY DA SILVA
Estão  faltando apenas 10 dias para o primeiro turno  e um mês para o segundo turno das eleições gerais de 2014.  Todas as escolhas são importantes,, seja para os candidatos a Deputados federais ou Estaduais, Senadores, Governadores , seja para Presidente da República.
Todavia, a eleição  mais  importante é para a escolha de quem pelos  próximos quatro anos será o primeiro/a  mandantário/a  do País, ou seja, quem vai ocupar a Presidência da República. Esta importância se dá  devido ao fato de que vivemos em um regime que é chamado de Executivo Imperial, onde o Chefe do Poder Executivo  tem ascendência  ou uma influência determinante sobre os  demais poderes, principalmente o Congresso Nacional, onde através da  maioria   parlamentar e  das famosas Medidas Provisórias, condiciona-se tudo o que é aprovado ou deixa de ser aprovado no Legislativo. Existe  um verdadeiro rolo compressor no Congresso, onde a bancada da situação acaba sendo praticamente  um anexo do Palácio do Planalto, fazendo as vontades do ou da Presidente da República. A Farsa  das CPIs da Petrobrás recentemente e outras mais são exemplos de como o Congresso abdica de seu poder fiscalizador para tornar-se tropa de choque a mando do Planalto.
A  segunda razão é  o fato de que mais de 64%   de toda a carga tributária que a  população paga  todos os anos acabam nos cofres da União e do Governo Federal, que  gasta praticamente 50%  do Orçamento Geral da União (OGU)  para pagamento de juros , encargos e um minimo de amortização da dívida pública, que durante os governos Lula e Dilma aumentou em mais de 1,7 trilhões de reais, sobrando muito pouco ou quase nada para a execução de políticas públicas que poderiam de fato atender aos interesses, anseios e necessidades do povo brasileiro.
Por  essas razões, tento  refletir sobre  o que representam  as três prinncipais candidaturas para a Presidência da República.
Aécio , do PSDB, representa o passado, o neo-liberalismo tucano,  na  verdade  um modelo esgotado e  recusado pela população  brasileira. Basta  ver que depois de oito  anos de FHC,  os  candidatos José Serra  e Geraldo Alkmin,  perderam  tres eleições consecutivas para Lula (duas  vezes)  e para Dilma, na última eleição.
O presente ,que todos  bem conhecemos com suas mazelas, é representado por Dilma, do PT, cujo governo tem demonstrado ser um fracasso em termos econômicos,  onde  baixa qualidade dos serviços públicos  tem sacrificado  a população,  pelo CAOS na saúde pública,  o sucateamento da educação e da administração pública,  a  escalada da violência, pelo aparelhamento das instituições, por inúmeros  casos de corrupção, onde o MENSALÃO e as negociatas na PETROBRÁS  são os símbolos maiores desta  falta  de ética nos governos de Lula e Dilma,  a deterioração da infra-estrutural nacional,  a  desindustrialização e a perda do dinamismo no comércio internacional, a  desorganização  das contas públicas, o inchaço da administraçào pública  e os equívocos de  um alinhamento ideológico na política externa. 
A reeleição de Dilma pode aprofundar a crise brasileira e impor  um  sacrificio maior para a população  com a volta da inflação,  a perda do poder aquisitivo dos salários, o surgimento do  desemprego, o  amento do custo de vida e a precarização da qualidade  de vida. Isto tudo, com certeza    acirrar  os conflitos sociais, políticos e aumentar a indignação popular, colocando o Brasil no mesmo patamar em que atualmente  estão vivendo a Argentina ,a Venezuela e outros países que se  aventuraram pelos caminhos do populismo e do  assistencialismo.
O futuro, identificado com os anseios de mudanças e de um  modelo de desenvolvimento, com maior decência, eficiência e  transparência na  gestão pública, um compromisso maior com a sustentabilidade ambiental,  transparência nos gastos  públicos,  redução  do loteamento da administração pública em busca de uma falsa governabilidade  e  esperança de dias melhores para  a  população é  representado  por MARINA SILVA, da coligação Rede, PSB, PPS    e outros partidos que acreditam na possibilidade de uma  Terceira via, muito melhor do que a a disputa entre o presente e o passado.
MARINA  SILVA é  uma  candidata que,  mesmo não contando com o uso da máquina pública, das estruturas de grandes partidos  e também  com pouco tempo na TV e nos demais meios de comunicação,  tem empolgado a opinião pública, o povo e os eleitores.
Com toda certeza, a decisão de quem será a próxima  Presidente da República  deverá  ficar para o segundo turno, no dia 26 de outubro de 2014,  com uma  grande chance de Dilma ser derrotada,abrindo  caminho para o Brasil avançar muito mais!
JUACY DA SILVA, professor  universitário,  aposentado UFMT, mestre  em sociologia, Email professor.juacy@yahoo.com.br Twitterprofjuacy  Blog  www.professorjuacy.blogspot.com

Nenhum comentário: