domingo, 23 de junho de 2013


AS VOZES QUE VÊM DE BAIXO!

JUACY DA SILVA

Finalmente parece que o povo brasileiro acordou de uma letargia que o estava mantendo acorrentado na demagogia e no assistencialismo do atual Governo e libertou-se também da tutela e manipulação dos outrora partidos que dirigiam as massas e das centrais sindicais e outros movimento que com a chegada de Lula/Dilma, PT e seus aliados  ao Poder , foram cooptados e se transformaram em pelegos e instrumentos dos donos do poder.


De forma semelhante, o povo também esta dando um recado dizendo bem claro que este sistema político partidário, corrupto, demagógico, manipulador, assistencialista e de compadresco está esgotado e não mais representa os interesses populares. Essas são  algumas das razões que empurraram  a multidão para as  ruas, onde  tem sido dito “fora” a todos esses partidos e entidades que imagivam terem a propriedade da vontade coletiva.
As massas estão conquistando sua liberdade, ocupando seus espaços no cenário social, político e econômico do país e  podem também manifestar-se livremente, sem cabresto, eixigindo muito mais do que pão e circo que o Governo teima em lhes oferecer.

Querem muito mais, querem e exigem serviços publicos de qualidade, saúde como direito de todos e dever do Estado, segurança, fim da violência que aterroriza a população, educação pública de qualidade, justiça, fim da corrupção e da impunidade, fim dos privilegios da classe politica e por ai afora, a luta não vai se esgotar com a redução de míseros dez ou vinte centavos nos preços das passagens de transporte urbano, enquanto os donos do poder e seus protegidos ganham mais de 20 ou 30 mil reais e o salário mínimo que apenas consegue manter o trabalhador em uma condição de mera subsistência e fome, mas sim, quando o povo for respeitado em seus direitos e dignidade.


Este é o significado dessas grandes demonstrações de massa que estão acontecendo no Brasil de hoje. Ontem fiquei emocionado em ver milhares de pessoas caminhando e cantando nas ruras e avenidas de Cuiaba e de mais de cem cidades pelo Brasil afora,
na certeza de que a esperança ainda pode florescer em nosso pais, livre de tantas bandalheiras, miséria, desigualdade e exclusão social, econômica e política

Essas são as vozes que vêm de baixo, da base da pirâmide social, diferentes de tantas outras manifestações de massa na história recente de nosso país, quando sempre haviam lideranças políticas ou de outros grupos da elite a dirigir tais demonstrações.

Com certeza este é o clima que está começando e que poderá influeniar profundamente nas eleições gerais de 2014, dependendo, claro das respostas dos atuais donos do poder e suas fórmulas mágicas de manipulação e mistificação política.

A nota dissonante que tem, em parte, empanado o espírito e o brilho das manifestações, tem sido os atos de violência e vandalismo cometidos por alguns tresloucados, que podem ser considerados agentes provocadores a serviço dos inimigos do povo ou da bandidagem associada ao crime organizado, ou grupos ideológicos radicais que propugnam pelo uso da força e da intimidação como faziam os facistas ou nazistas no passado. Cabe aos serviços de inteligência dos aparelhos de repressão do Estado identificar quem são esses baderneiros e aplicar as penalidades que tais  casos requerem. O povo que se manifesta pacificamente não pode ser penalizado e nem “pagar o pato” por tais atos insanos!

JUACY DA SILVA, professor universitario, fundador, titular e aposentado UFMT, Mestre em Sociologia. Email professor.juacy@yahoo.com.br Twitter@profjuacy Blog www.professorjuacy.blogspot.com

 

Nenhum comentário: