domingo, 23 de junho de 2013


MUITO MAIS QUE PÃO E CIRCO!

JUACY DA SILVA
Há mais de dois mil anos, os impeadores de Roma desenvolviam ações, que hoje podemos compara-las a políticas e estratégias governamentais, para acalmar a ira e as revoltas das massas oprimidas e do que também na atualidade podemos denominar de classes D e E, ou seja, os pobres. Essas ações são conhecidas pela expressão “pão e circo”. Suas origens remontam aos Imperadores que construiram enormes coliseus, iguais ou tão pomposos quanto as nossas arenas destinadas `as copas da FIFA; só que nos coliseus as massas podiam assistir `as lutas entre gladiadores, geralmente escravos feitos pelos romanaos em suas guerras de conquistas, que só terminavam quando um ou os dois lutadores morriam. Enquanto isso, ao público eram distribuidos pães e outras comidas.
Mesmo que o “pão e circo” tenha surgido há milhares de anos, os governantes atuais no Brasil e em outros países ainda em estágios de subdesenvolvimento politico, economico e social, onde para se perpetuarem no poder a chamada classe política tem que cortejar os eleitores com favores.
A distribuição de sacolões, materiais de construção, consultas médicas, dentaduras e outros favores, além da compra do voto em espécie, acaba sujando a ficha do candidato e dos políticos em geral, já que a nossa Justiça Eleitoral proibe tais práticas corruptas que são “fiscalizadas” com maior rigor, depois da aprovação da Lei da Ficha Limpa
Todavia, os detentores do poder possuem um grande arsenal de medidas que na prática ressuscitaram o “pão e circo” e as utilizam com prodigalidade, são as chamadas políticas compensatórias, repassando aos eleitores e seus dependentes renda direta (como no caso do programa bolsa família) ou indiretos como vários outros tipos de bolsas e favores que acabam mantendo os pobres e miseráveis em um estado de sobrevivência e manipulação.

Ao desenvolveer tais políticas e estratégias governamentais, na verdade os donos do poder buscam manter as massas de eleitores no cabresto, exploram o estado de pobreza, miséria ou carência do povo com recursos do orçamento público para receberem seus votos nas próximas eleições.
No entanto esta forma de atuação política tem suas limitações e a cada dia as massas desejam e querem um pouco mais do que o governo lhes oferece, afinal  um lampejo de consciência começa brotar, principalmente quando percebem que a origem dos recursos que custeiam este pão e circo vem de uma enorme carga tributária imposta ao povo e que também seja  pela dignidade humana ou pelos direitos constants da Constituição Federal podem ter muito mais desde que mobilizem suas forças e pressionem os governantes a oferecerem serviços de quaildade e não migalhas que caem da mesa dos poderosos.
Este é o signficado dos movimentos que hora tomam as ruas, praças e avenidas do Brasil inteiro. Como no passado as grandes massas estão gritando contra a corrupção, por melhores condições de vida, de segurança , serviços públicos dequalidade e maior eficiência do Estado.

JUACY DA SILVA, professor universitário, UFMT, mestre em Sociologia, colaborador/articulista de A Gazeta. Email professor.juacy@yahoo.com.br Twitter@profjuacy

Nenhum comentário: