sexta-feira, 28 de junho de 2013


OS DOZE MANDAMENTOS DO
POVO BRASILEIRO

JUACY DA SILVA

Há um mês o povo está nas praças, ruas e avenidas de centenas de cidades do Brasil inteiro, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, em todas as regiões metropolitanas, nas  grandes, médias e pequenas cidades, até mesmo no Distrito da Guia, em Cuiabá, comunidade com pouco mais de dois mil habitantes.

O povo, unido, de forma pacífica, ordeira e democrática tem deixado claro quais são suas demandas, reivindicações, enfim, a luta é pelos direitos consagrados na Constituição e nas Leis deste país, que simplesmente são ignorados e desrespeitados por governantes corruptos, demagogos e incompetentes, que estão sempre a serviço de seus interesses e dos interesses das elites que dominam e exploram o país e sua gente.

Essas manifestações também estão sendo denegridas  pela ação de vandalos, neonazistas e bandidos, a serviço de interesses ocultos para desagregar e desacreditar o clamor popular, as vozes e os gritos das massas. Com certeza tem muitos setores e grupos, inclusive dentro das instituições que abandonaram o povo, que agora tentam lucrar com essas demonstrações de massa.

Olhando os cartazes,  ouvindo as vozes e os gritos das multidões ou conversando com as pessoas que demonstram sua indignação, podemos resumir a “pauta” de reivindicações, enfim, o que desejam as massas nas ruas. De forma resumida vamos chamar essas demandas em OS 12 MANDAMENTOS DO POVO  BRASILEIRO:

1)    O povo quer  SAÚDE PÚBLICA universal, gratuita e de qualidade.

2)    O povo quer EDUCAÇÃO PÚBLICA, de qualidade em todos os níveis, laica e socialmente referenciada.

3)    O povo quer  SEGURANÇA PÚBLICA, o fim da violência e da bandigaem que aterrorizam a população.

4)    O povo quer TRANSPORTE  PÚBLICO, gratuito e de qualidade, para todos e não apenas para os estudantes.

5)    O povo quer MORADIA DÍGNA, com infra-estrutura urbana.

6)    O povo quer SANEAMENTO BÁSICO, para desfrutar de melhor qualidade de vida.

7)    O povo quer os CORRUPTOS E CRIMINOSOS DE COLARINHO BRANCO  NA CADEIA e que devolvam o dinheiro roubado dos cofres públicos.

8)    O povo quer DIGNIDADE E RESPEITO, enfim, cidadania plena.

9)    O povo quer TRABALHO DÍGNO e não esmola que saem dos cofres públicos.

10)                       O povo quer SALÁRIO JUSTO e maior EQUIDADE!

11)                       O povo quer JUSTIÇA E TRANSPARÊNCIA PÚBLICA.

12)                       O povo quer o FIM DA CORRUPÇÃO E DA IMPUNIDADE.

Todas essas demandas e reivindicações estão estampadas nos clamores populares há décadas , pincipalmente ao longo desses últimos 30 anos;  mas esses  direitos tem sido negados e trapaceados  pelos politicos, pelas elites dominantes e pelos governantes que prometem attender o clamor popular, principalmente quando de seus discursos e promessas em épocas eleitorais e jamais cumprem suas belas promessas.

De nada adianta Constituinte, Constituições, reforma política e pactos se quem vai continuar mandando, manipulando, explorando e escravizando o povo são as mesmas pessoas, grupos, partidos políticos, entidades e instituições que foram criadas através de uma Assembléia Nacional Constiuinte Soberana e consagrdas com a promulgação da Constituição cidadã de 1988, que já foi emendada, remendada e pisoteada ao longo desses 25 anos.

A presidente Dilma, o PT, os partidos da base aliada e os grupos dominates estão agindo com todo o empenho para desmobilizar as massas e ocupar os espaços da mídia tentando influenciar a opinião pública com uma proposta que nunca fez parte das reivindicações populares. Ao direcionar seu foco para a questão da Reforma Política e tendo como instrumento de manipulação o PLEBISCITO, na verdade o que esta turma quer é deixar de atender o que o povo deseja, merece por direito e exige de seus governantes.

Chega de manipulação. PLEBISCITO É ENGANAÇÃO, o povo quer AÇÃO.

JUACY DA SILVA, professor universitário, fundador, titular e aposentado UFMT, mestre em Sociologia. Blog www.professorjuacy.blogspot.com  Twitter@profjuacy Email professor.juacy@yahoo.com.br

Nenhum comentário: