quarta-feira, 3 de julho de 2013

A FARSA DO PLEBISCITO DO PLANALTO


A FARSA DO PLEBISCITO DO PLANALTO

JUACY DA SILVA

Durante mais de um mês ocorreram no Brasil inteiro grandes manifestações de massa onde a população exigia e continua exigindo serviços públicos de qualidade, fim da corrupção, que a educação, a saúde, a segurança e o transporte público sejam as prioridades dos Governos Federal, Estaduais e municipais. Enfim, que o povo seja respeitado em sua dignidade e direitos, tendo em vista a enorme carga tributária que  recai sobre os ombros e os bolsos dos contribuintes e população em geral.

Os  protestos se avolumaram de tal forma que os governantes que sempre relegaram o povo para um segundo plano, só o cortejando quando das campanhas eleitorais, ocasião em que os candidatos tudo prometem e quando eleitos nada cumprem, acabaram acordando de um sonho letárgico.

A comprovação da indignação popular não ficou apenas em atos de vandalismo e violência, que todos condenamos, mas também nas pesquisas de opinião pública que revelaram que os governantes estão feios na foto e os índices de popularidade da Presidente Dilma, dos Governadores, prefeitos e parlamentares despencaram, razão maior do desespero da Presidente, do PT  e aliados.

A primeira resposta foi tentar criar um factoide com os chamados PACTOS, que na  verdade são totalmente desnecessários se os Governos federal, estaduais e municipais realizassem a contento suas atribuições, o que há muito deixaram de fazer, razão maior da indignação das massas.

A segunda resposta, como forma de desmobilizar as massas e desviar a atenção da opinião pública veio com a proposta abortada de convocação de uma “constituinte” exclusiva para realizar a reforma ou remendo politico, como se no país não existisse um Congresso tendo como uma de suas atribuições legislar; afora o fato de que há dez anos e meio o PT e os partidos aliados tem ampla maioria no Congresso Nacional e se não fizeram o que deveria ser feito, a culpa não é do povo e nem das oposições, mas sim da falta de vontade política, inclusive  por parte do Executivo para faze-lo. Existem várias reformas mais importantes e urgentes a serem feitas: reforma tributária, trabalhista, urbana, agrária, financeira dentre outras.

Neste contexto e atendendo as estratégias do PT e de seus aliados que estão na verdade é de olho nas próximas eleições e temendo perde-las, tendo que deixar o poder, o Palácio do Planalto tenta manipular a opinião pública com a proposta do Plebiscito, que na verdade é uma Farsa, no sentido de engodo, e estaria criando mais um factoide, de forma casuística, onerosa e inoportuna, para algo que não vai suprir a falta de eficiência, de transparência e de decência na gestão pública. Plebiscito nesta altura dos acontecimentos é um golpe baixo na democracia brasileira, uma forma de jogar no colo do Legislativo o onus da ineficiência e outras mazelas do poder executivo, enfim um pacto dos atuais donos do poder para continuarem usando a máquina pública para interesses diversos dos clamores populares.  Ainda bem que alguns partidos e congressistas estão acordando para esta encenação política. Voltarei oportunamente ao tema.

JUACY DA SILVA, professor universitário, fundador, titular, aposentado, UFMT, mestre em sociologia, articulista de A Gazeta e outros veículos de comunidação. Email professor.juacy@yahoo.com.br Blog www.professorjuacy.blogspot.com