terça-feira, 7 de maio de 2013


VIOLÊNCIA GENERALIZADA CONTRA A MULHER

JUACY DA SILVA

A violência parece que já se transformou em uma pandemia no Brasil. Diariamente os meios de comunicação noticiam quase em tempo real casos e mais casos de violência, alguns extremamente chocantes,  perpetrados com extrema crueldade e que aterrorizam a população.

Roubos, assaltos, estupros, assassinatos já se tornaram cenas corriqueiras, muitos dos quais acabam nem sendo percebidos pelas autoridades, mas que deixam um rastro de tristeza e dor, destroem famílias e roubam a esperança de dezenas ou centanas de milhares de pessoas.

Os bandidos agem de forma fria, calculada e sem temor de serem presos  ou quando acabam “detidos”  sabem que irão permanecer pouco tempo na cadeia, favorecidos por um ordenamento jurídico e lentidão do processo judicial que acabam favorecendo a impunidade e os bandidos.

Quando os assassinos, estupradores ou ladrões tem menos de 18 anos, sabem que o máximo da pena, quando são pegos, não passará de três anos e depois disto, poderão voltar as ruas,  com suas fichas limpas para continuarem sua senda de crimes.

Há poucos dias delinquents frios e covardes atearam fogo e queimaram viva uma dentista que trabalhava honestamente e pagava seus impostos. Na mesma época tres ou quatro marginais aterrorizaram um casal de turistas no Rio de Janeiro, culminando com o estupro da jovem. Na semana passada um delinquente, tresloucado, sob efeito de drogas além de assaltar um ônibus, acabou estuprando friamente uma passageira em plena luz do dia e em uma das avenidas mais movimentadas do Rio de Janeiro.  Ontem o mesmo acabou se entregando `a polícia e por ser menor de idade deverá passar, se passar pouco tempo na prisão ou o que chamam de casa de reeducandos.

Em 2010 foram registrados 42.916 casos de violência contra mulheres, em 2012 foram 70.285 e tudo leva a crer que esses numeros deverão crescer nos próximos anos. Entre 1980 e 2010 foram assassinadas 92.100 mulheres no Brasil. O abuso sexual é o segundo tipo de violência mais cometida contra mulheres, criancas, jovens e adolescents em nosso país. Em 2012 foram registrados 120 mil casos de  violência contra crianças, jovens e adolescentes.

O número de casos de estupros no Rio de Janeiro aumenta de forma acelerada. Em 2008 foram 3.486; em 2009 passou para 4.120; em 2010 para 4.589; em 2011 para 4.971; em 2012 para 6.020 e só nos primeiros quatro meses deste ano ja foram mais de cinco mil, totalizando em menos de cinco anos 28.195, e mais de 100 mil no Brasil como um todo.

Vale ressaltar que 53% das vítimas, mulheres estupradas, são menores de 14 anos. O crime de estupro dilacera não apenas a vítima fisicamente mas também psicológica e emocionalmente, deixando sequelas para o resto da vida, além dos riscos de contrair doenças infecto-contagiosas, incluindo AIDS, alem de as vezes provocar uma gravidez indesejável e complicada, quando a mulher estuprada percebe que ficou grávida e por alguma razão, principalmente religiosa, não aborta.

O Brasil ocupa a sétima posição entre 84 países onde as taxas de assassinatos e violência contra a mullher são registrados. Em vários países os crimes de estupro e de assassinato são penalizados com prisão perpétua ou pena de morte, no Brasil, raramente passa de 10 anos de prisão! Nossa Constituição tem vários artigos que garantem o direito de delinquents presos e nenhum que garante sequer direitos das vítimas!

Ante esta realidade, a população clama por socorro, antes que acabe com a sensaçao de que a única justiça seja o extermínio dos bandidos e estupradores. Afinal, o povo paga impostos para que receba do Estado, dos poderes constituídos e dos governantes a segurança para viver e trabalhar em paz, poder desfrutar da liberdade de ir e vir e a própria vida. A omissão, a passividade e conivência dos poderes constituidos com a bandidagem é algo imcompativel com a vigência de um Estado de direito e democrático, como nossos políticos não se cansam de falar em seus discursos demagógicos.

O povo deseja, merece e tem o direito `a SEGURANÇA, cabendo ao Estado  garantir este direito constitucional, a menos que nossa Carta Magna seja apenas pra ingles ver ou objeto de análise didática!

Tenho certeza de que se fosse realizado um plebiscito para que houvesse a pena de morte ou prisão perpétua no Brasil, a mesma seria apoiada pela imensa maioria do povo brasileiro, tamanha é a impunidade em nosso país!

JUACY DA SILVA, professor universitário, titular eaposentado UFMT, mestre em sociologia, colaborador de Hipernotícias e outros veículos de comunicaçao. Email professor.juacy@yahoo.com.br Twitter@profjuacy Blog www.professorjuacy.blogspot.com

Nenhum comentário: