quinta-feira, 2 de maio de 2013


PORTADORES DE CÂNCER E SOLIDARIEDADE

JUACY DA SIVA

 Estudos realizados em diversas universidades e centros de pesquisas têm demonstrado que a solidariedade, o apoio psicológico, moral e espiritual são fatores primordiais, ao lado dos tratamentos convencionais, para a cura e recuperação de pessoas doentes, principalmente as que sofrem com doenças crônicas e não transmissíveis como o câncer, doenças cardio-vasculares, diabetes, parkinsons, alzheimers e outras mais.

Há poucos dias tive a oportunidade e o prazer de participar de um jantar beneficente em apoio `a Rede Feminina Estadual de combate ao câncer de Mato Grosso,  uma das mais de 20  redes estaduais e locais filiadas `a Rede Nacional de Combate ao Câncer, integrada por mulheres que fazem do amor ao próximo e da solidariedade aos portadores de câncer um de seus objetivos de vida. Trabalho este dígno de elogio e colaboraçao.

A Rede Nacional de Combate ao Câncer foi fundada em 06 de maio de 1978,  prestes a comemorar 35 anos na próxima segunda feira. A Rede estadual, aqui em Mato Grosso foi organizada em 24 de agosto de 1988, prestes também a completer 25anos. A Rede Estadual em MT é presidida pela Sra. Dulce de Castro Brandão e conta com o apoio de uma diretoria e dezenas de voluntárias. Exemplo a ser seguido por muitas outras mulheres que possam dispor de algum tempo para confortar e apoiar quem esteja sofrendo com esta terrivel doença, principalmente as pessoas que são oriundas do interior do Estado e que só conseguem fazer diagnóstico e tratamento da doença em Cuiabá ou outros centros mais especializados fora do Estado.

O câncer, principalmente nos países desenvolvidos e de renda média e alta, é a segunda causa de mortalidade e sua incidência aumenta com a idade, principalmente após os cinquenta anos. Esta é uma tendência que também vem sendo experimentada no Brasil, onde em 2010 as doenças cardiovasculares foram responsáveis por 32,2% das mortes, seguidas pelo câncer que representou 16,7% das mortes, ficando a violência em terceiro lugar com 14,5%.

As taxas de mortalidade por cancer aumenta de forma acentuada a partir dos 50 anos. Entre 40 e 49 anos a taxa é de 63 mortes por cem mil do sexo masculino e de 69 para o sexo feminino, passando para 198 por cem mil no sexo masculine e 158 do sexo feminine na faixa de 50 a 59 anos, atingindo 885 entre homens com 70 a 79 anos e 516 por cem mil entre as mulheres nesta mesma faixa.

Um dos maiores problemas é a falta de profissionais e equipamentos,  na grande maioria dos municípios , necessários para diagnosticar a  doença em seus estágios iniciais e possibiitar não apenas a prevenção, mas principalmente o tratamento. As principais causas estão associadas a hábitos alimentares e outros, inclusive certos vícios como o tabagismo,  abuso de álcool e exposição ao sol que estão associados a vários tipos de cancer, principalmente de pele, aparelho respiratório e digestivo. Fatos genéticos e hereditários são responsáveis por apenas 18% dos casos de câncer em geral ou bem menos em alguns casos específicos.

Segundo estimativas do INCA – Instituto Nacional do Câncer, do Ministério da Saúde, tanto em 2012 quanto 2013 deverão ser diganosticados , por ano, em torno de 520 mil novos casos de câncer no Brasil. Entre os homens a maior incidência é de câncer de próstata com 60 mil casos e entre as mulheres serão 53 mil casos de câncer de mama, e em ambos os sexos mais de 134  mil casos de câncer de pele.

Em Mato Grosso em 2012 foram diagnosticados 8.650 novos casos de cancer, sendo que desses 1680 em pessoas que vivem em Cuiabá, demonstrando que 80,6% dos novos pacientes com cancer são do interior do Estado, onde a rede de saúde tanto pública quanto particular não oferece condições para diagóstico e tratamento. Esta tendência também é constatada em todos os Estados. Esta é uma tendência que deve ser repetida pelos próximos anos.

Tendo em vista que o tratamento de câncer é caro, doloroso e demorado, principalmente se a doença não for diagnosticada em seu estágio inicial, além do tratamento é fundamental que a solidariedade possa ajudar a minorar o sofrimento dessas pessoas, principalmente as que são oriundas do interior do Estado e não contam com familiares, parentes ou amigos em Cuiabá, como também acontece em outros estados.

Somente a solidariedade, a abnegação e o amor ao próximo como demonstrado pelas mulheres voluntárias que integram as redes femininas de combate ao câncer, como este belo exemplo dessas mulheres, heroinas quase anônimas em Cuiabá. Oxalá centenas ou milhares de voluntárias em MT e no resto do Brasil possam servir de exemplo de solidariedade a quem sofre com câncer ou outras doenças e seus sofrimentos possam ser minorados! Parabens a quem demonstra como o amor ao próximo é possivel e verdadeiro!

JUACY DA SILVA, professor universitário, titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia, colaborador/articulista de A Gazeta há 19 anos. Email professor.juacy@yahoo.com.br  Twitter@profjuacy Blog www.professorjuacy.blogspot.com

 

Nenhum comentário: