quinta-feira, 30 de maio de 2013


DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 2013

JUACY DA SILVA

No próximo dia 05 de junho (quarta feira) será dedicado `as comemorações pelo DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE. O Programa das Nações Unidades para o meio ambiente – PNUMA, ou a sigla em ingles UNEP, a cada ano escolhe um tema para orientar as ações relativas a esta data. O tema escolhido para2013 foi “ PENSAR. CONSUMIR. CONSERVAR”; mas na verdade o foco da campanha é na questão do desperdício de alimentos enquanto milhões  de pessoas passam fome ou continuam morrendo de desnutrição em todos os países.

Segundo dados da FAO, da UNEP e de várias outras oranizações internacionais e nacionais, a cada ano são desperdiçadas 1,3 bilhões de toneladas de alimentos, enquanto 14,3%  da população mundial passa fome. Em 2011 a população mundial era de 7,0 bilhões de habitantes e a fome fustigva um bilhão de pessoas.

Também no Brasil, apesar dos esforços e dos programas governamentais de combate `a fome ,`a miséria e pobreza, um grande contingente ainda vive sob o impacto da fome enquanto o país está incluido entre os que mais produzem alimentos de um lado e de outro entre os que apresentam uma das maiores taxas de desperdício de alimentos e de outros recursos.

A população brasileira em 2011 era de 193,9 milhões de habitantes e se os mesmos índices médios de pessoas vivendo na pobreza e passando fome forem os referidos pelos organismos internacionais, ainda existem no Brasil 27,7 milhões de pessoas afetadas pela fome, um contingente bem maior do que as estatísticas e a propaganda govenamental ostentam.

O Brasil é o quinto país do mundo em população e a sétima economia, caminhando para dentro de algumas décadas atingir a quinta posição. Todavia, ainda ostenta índices de ineficiência no sistema produtivo, no sistema de armazenamento, no sistema de transporte, de abastecimento  e de desperdício em todos os setores que contribuem para o agravamento dos chamados problemas sociais, onde a fome e a miséria ainda estão muito presents, principalmente nas periferias urbanas, na zona rural e no Nordeste. Vale dizer uma grande massa de pobres para continuarem sendo explorados e manipulados politicamente.

O desperdício de alimentos tem um efeito cascata sobre os demais fatores de produção e setores econômicos, sociais, políticos e ambientais.  O desperdício afeta as pessoas que estão famintas diretamente , o meio ambiente pois acaba destruindo recursos  naturais como solo, sub-solo, água, vegetação, biodiversidade. Além disso o desperdício também interfere na formação de preços, reduzindo a oferta , gerando escassez e aumentando o preco dos alimentos, impedindo que os pobres possam comprar comida devido os baixos rendimentos de um lado e a escalada dos preços de outro.

Para avaliar o impacto do desperdício de aliementos , que varia no Brasil entre 30 a 50% de acordo com vários estudos da EMBRAPA, do IBGE, de Universidades e institutos de pesquisa, podemos tomar, por exemplo, o consumo de água para produzir alguns alimentos e perceber que este desperdício afeta uma cadeia de recursos ambientais. Para se produzir um litro de leite são consuidos mil litros de água; para a produção de um quilo de carne são necessários dez mil litros de água, a produção de verduras,legumes e frutas consome mais água do que a produção de arroz e feijão, por exemplo.

A produção de alimentos ocupa 25% das áreas habitáveis no mundo; 70% da água potável; é responsável por 80% do desmatamento e por 35%  da emissão dos gases que provocam o efeito estufa  e contribui para as mudanças climáticas e é o maior responsável pela destruição da biodiversidade do planeta, além da poluição de rios, lagos e oceanos, principalmente pelo uso  intensive e indiscriminado de agrotóxicos, fertilizantes, pesticidas e outros produtos químicos nocivos `a saúde e vida humanas.

Desta forma, combater o desperdício de alimentos é uma forma de recuperar e evitar a destruição do meio ambiente e ao mesmo tempo uma forma mais efetiva de salvar o planeta. Oxalá as comemorações mundiais e também no Brasil do DIA DO MEIO AMBIENTE seja uma oportunidade real  para refletirmos sobre o que desejamos para nossa geração e para as gerações que vão nos suceder. Precisamos lutar por um consumo responsável e sustentável, antes que seja tarde demais.

JUACY DA SILVA, professor  universitário, UFMT, mestre em sociologia, colaborador/articulista de A Gazeta há mais de 19 anos. Email professor.juacy@yahoo.com.br Twitter@ profjuacy Blog www.professorjuacy.blogspot.com

Nenhum comentário: