PESQUISAS ELEITORAIS:
PARA QUE SERVEM?
JUACY DA SILVA
A
presença de pesquisas eleitorais é um fato existente em todos os países democráticos,
onde as eleições são realizadas de forma periódica para possibilitar que os
eleitores possam melhor escolher seus
governantes.
Essas
pesquisas, para que sejam verdadeiras, devem obedecer a metodologia própria das
ciências humanas e sociais, sejam elas quantitativas ou qualitativas e tem por
objetivos possibilitar aos partidos, coligações ou equipes dos candidatos
conhecerem as intenções dos eleitores e, a partir desse conhecimento da
realidade, permitir aos mesmos traçarem suas estratégias de convenciamento dos
eleitores e/ou desconstruirem a imagem de seus adversários.
Enquanto
alguns institutos de pesquisas divulgam de forma ampla seus resultados, para
que também os eleitores possam definir suas escolhas, mudando, inclusive de
opção de voto no futuro, os partidos e equipes de campanha de candidatos
realizam as chamadas pesquisas qualitativas, ouvindo pessoas que possam indicar
como captam a realidade e quais os fatos ou fenômenos que podem interfeier nas preferências
dos eleitores.
No
Brasil existem alguns institutos de pesquisa de opinião que gozam de
credibilidade por parte da sociedade, principalmente pelos “acertos” que
conseguem em suas previsões, a partir das tendências observadas ao longo de uma
série histórica, geralmente diversos meses ou semanas antes dos pleitos e
tambem a chamada “pesquisa de boca de urna”.
Os
principais institutos de pesquisas eleitorais no Brasil são o Datafolha; o
IBOPE, o Vox Populi, o CNT/MDA que, `a medida que as eleições se aproximam
passam a ter uma periodicidade semanal, ajudando, assim tanto os eleitores
quanto os candidatos, partidos e suas equipes de coordenação e também seus
marqueteiros, procurando reforçar ou mudar algumas estratégias para conseguir
alavancar melhores índices ou evitar
falhas que possam comprometer uma possivel vitória.
É
importante salientar que não se pode comparar numericamente ou aritiméticamente
pesquisas de diferentes institutos, os numeros são diferentes a cada momento,
afinal, as pesquisas representam uma fotografia da cabeca do eleitor, caso a
eleição fosse realizada no dia da entrevista. Mas mesmo assim, pode-se captar
as tendências, que acabam sendo bem parecidas independente dos institutos,
desde que a metodologia seja científica, ou seja, que a amostra/pesquisa
represente fielmente os diversos estratos sociais, econômicos, demográficos ou
regiões do país.
Ao
longo do periodo da pré campanha tivemos alguns fatos significativos, os
chamados “fatos portadores de futuro”, que, ao acontecerem podem mudar, as
vezes radicalmente o ânimo dos eleitores e alterar não apenas os resultados das
pesquisas mas também os resultados das eleições propriamente ditas.
O
primeiro fato foi a prisão do ex presidente Lula, considerado um verdadeiro
mito, quase imbativel em todas as pesquisa realizadas antes de abril. Coube ao
PT traçar e colocar em curso uma estratégia, que alguns já sabiam era
impossivel, visto que a candidatura do mesmo seria barrada pela Justiça
eleitoral, por ter sido condenado e “enquadrado” na Lei da Ficha Limpa, sendo
susbtituido na úndecima hora pelo candidato a vice escolhido na convenção do
partido.
Antes
disso, as pesquisas perscrutavam para quem iria o espólio de Lula, se para
Marina, Ciro Gomes ou para Fernando Hadad que todos sabiam seria o candidato
real do PT. Como Marina apoiou Aécio Neves no segundo turno da última eleição
presidencial em 2014 e depois apoiou o
impeachment de Dilma e disse várias vezes que a prisão de Lula era justa,
jamais iria receber votos de petistas ou simpatizantes de Lula, apesar de ter
sido do PT, ministra de Lula e já ter participado de campanhas presidenciais
anteriormente.
Ao
longo do último mes, em todas as pesquisas de todos os institutos Marina Silva
simplesmente “desindratou” como alguns dizem e os ultimos resultados de
pesquisas do Datafolha e IBOPE desta semana demonstram que ela está em queda
livre e deverá, com alta probabilidade, terminar no grupo de candidatos que
chegam ao máximo a 5% ou 6% dos votos. Cabe apenas a indagação, para quem irão
os votos de Marina no segundo turno? E os de Ciro Gomes?
Outro
fato “portador” de futuro foi a facada, atentado, contra o candidato de extrema
direita Bolsonaro, de forma bastante
açodada muitas pessoas, inclusive jornalistas e analistas politicos falaram
abertamente que a facada iria projetar o candidato na condição de vítima e ele
poderia até vencer no primeiro turno. Ledo engano, o seu crescimento foi pífio
e além disso sua rejeição continua alta e subindo bastante em algumas regiões e
segmentos.
O
terceiro fato foi a definição de Fernando Hadad como candidato do PT a
Presidente da República, em poucos dias, praticamente uma semana o mesmo
disparou na preferência de largas camadas de eleitores indicando que está em
asccensão, herdou os votos de Lula e deverá chegar ao segundo turno, deixando
para traz Ciro Gomes e Geraldo Alkmin, que também estao “estáveis” com
tendência de queda acentuada nas próximas pesquisas.
Em
decorrência, tanto a equipe de Fernando Hadad quanto de Bolsonaro já começam a refletir e traçar estratégias voltadas ao segundo turno, a
busca de apoio e alianças com outros partidos e candidatos que ficarão pelo
caminho. Para isso as próximas pesquisas serão fundamentais.
Vislumbra-se,
para o segundo turno, um embate entre extrema direita e esquerda, onde os
eleitores de centro devem ser o fiel da balança.
JUACY DA SILVA,
professor universitario, aposentado UFMT, mestre em sociologia, colaborador de diversos
veiculos de comunicacao. Email professor.juacy@yahoo.com.br
Twitter@profjuacy Blog www.professorjuacy.blogspot.com
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